No evento, presidente dos Correios anunciou novo processo seletivo de bolsas de estudo para empregadas e empregados de nível médio

Brasília, 28/11//2024 – Os Correios lançaram, nessa terça-feira (26), selo institucional e carimbo comemorativo aos 115 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A obliteração ocorreu na abertura da 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília (DF), com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; o ministro da Educação, Camilo Santana; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o ministro da Secretaria Geral da República, Márcio Macêdo e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli. 

“Estamos honrados em realizar o lançamento do selo em comemoração aos 115 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, que vem trilhando uma jornada de sucesso, transformando vidas por meio da educação”, ressaltou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. O dirigente explicou também que essa trajetória teve um marco decisivo nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, quando ocorreu a maior expansão da rede federal. “Em 2023, o Presidente Lula assumiu uma rede de 140 unidades, com 102 mil matrículas. Hoje, a Rede Federal possui 685 unidades e mais de um milhão e meio de matrículas”, disse.

Na ocasião, o presidente dos Correios anunciou a reabertura das inscrições para o programa de bolsas de estudo voltado a empregadas e empregados de nível médio da estatal que desejam cursar a primeira graduação. O programa é um feito inédito na empresa. 

“Tenho a felicidade de anunciar aqui, em um evento de reconhecimento da importância da educação, a segunda etapa desse bem-sucedido programa. Hoje temos 122 pessoas cursando sua primeira faculdade e, nessa quarta-feira (27), abriremos inscrição para 100 novas vagas, mais uma vez com paridade de gênero”, comunicou o presidente da estatal, que completou: “ao celebrarmos os 115 anos da rede federal, também reafirmamos nosso compromisso com a educação como ferramenta de desenvolvimento social e econômico do Brasil”, finalizou. 

O ministro da Educação, Camilo Santana, salientou a importância dos acordos feitos entre a estatal e o Ministério. “Quero agradecer todas as parcerias importantes que temos feito, pois é sempre em observação aos interesses do País”. Santana confidenciou ainda qual seria o destino do selo recebido pelos 115 anos da Rede Federal: “sou um colecionador, então quero agradecer por este selo. Vou levar para compor minha coleção, pois é realmente uma peça histórica”, contou o ministro. 

O ministro Camilo Santana e a ministra Luciana Santos entregam o reconhecimento a Caio César Figueiredo de Sousa, programador visual do Instituto Federal do Pará, vencedor do Concurso de criação do selo de comemoração aos 115 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Foto: Maria Elena Rivas/Correios.

Conhecida por disseminar a educação profissional e técnica no Brasil, a Rede Federal é formada por 38 Institutos Federais; dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets); 22 Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais; e pelo Colégio Pedro II. Ao todo, existem hoje 685 unidades acadêmicas espalhadas por todo território nacional que, do Ensino Infantil ao Doutorado, ofertam juntas cerca de 11 mil cursos. 

Desde que foi criado, o sistema constituiu-se como um marco na ampliação e diversificação da educação profissional e tecnológica (EPT) no País. Graças a essa expansão, a rede foi interiorizada, chegando a regiões onde o acesso à educação antes era limitado. Por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo  PAC), está previsto 100 novos campi de institutos federais até 2026, gerando 140 mil novas matrículas, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. 

4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica – De 26 a 28 de novembro, Brasília foi palco da 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, um evento dedicado a fortalecer o papel da educação profissional no Brasil. Com uma programação dinâmica, que incluiu debates, competições e intercâmbio de projetos, promovendo a valorização dessa modalidade de ensino, ampliando sua visibilidade e atraindo novos olhares.

Neste ano, o evento trouxe como tema central “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”, reforçando a importância de um ensino conectado às demandas atuais. A Semana, organizada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Setec, foi realizada na Arena BRB, no Estádio Mané Garrincha, com entrada gratuita.