Porto Alegre – Os Correios firmam, nesta sexta-feira (22), acordo com a Prefeitura Municipal de Tramandaí para consulta e emissão do IPTU do município em qualquer agência da estatal do país. A parceria, realizada por meio do Balcão do Cidadão, é inédita no Rio Grande do Sul e permite que as agências dos Correios passem a integrar os canais de atendimento da Prefeitura de Tramandaí para a prestação de serviços de consulta de débitos do IPTU, assim como emissão de guia para pagamento e regularização do imposto.
Como o IPTU é um dos tributos mais importantes para os municípios garantirem os serviços à população, é fundamental oferecer aos cidadãos canais de atendimento diversificados para acesso às guias do imposto. Com isso, são mantidos o recebimento das guias em domicílio e a possibilidade de emissão no site da Prefeitura, somando-se a essas duas alternativas a facilidade de os cidadãos emitirem a guia nas agências dos Correios. A parceira amplia a capilaridade da rede de atendimento da Prefeitura, gerando maior comodidade e conveniência à população, além de proporcionar acesso aos serviços àqueles que não residem no município o ano inteiro ou não possuem meios digitais ou familiaridade com o autosserviço on-line.
Para realizar a emissão da guia do IPTU de Tramandaí em uma agência dos Correios, basta apresentar um documento de identificação com foto, número do CPF/CNPJ e o número de inscrição do imóvel. É possível consultar débitos, emitir guias em aberto e regularizar a situação do imóvel em qualquer agência do País e em qualquer época do ano.
Conveniência – Esta é mais uma parceria que passou a integrar o portfólio do Balcão do Cidadão, que oferece diversos serviços à população, como emissão de CPF, certificado digital, consulta SERASA, regularização financeira e fiscal, recebimento de Contas e Doações, Remessa de Valores por meio do Vale Postal, e Achados e Perdidos (documentos).
Por meio do Balcão do Cidadão, os Correios estão ampliando a parceria com instituições públicas e privadas para a oferta de serviços e outras conveniências em suas agências. É uma oportunidade para órgãos públicos e empresas que querem potencializar a prestação de multisserviços, com o benefício da infraestrutura e da capilaridade das unidades de atendimento da estatal.