Brasília, 5/11/2024 – Cumprindo o compromisso de universalizar o acesso ao serviço postal, os Correios anunciaram, hoje (5), o estabelecimento de pontos de atendimento na maior comunidade do País, a Sol Nascente, localizada a cerca de 35 quilômetros do centro de Brasília.

A notícia foi revelada pelo presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, durante o lançamento da Campanha Papai Noel dos Correios na capital federal.

Presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, acompanhado do Papai e Mamãe Noel e da Carteirita, receberam as cartas dos alunos da Escola Classe Córrego das Corujas, comunidade Sol Nascente/DF.
Fotos: Sandra Santos.

“O presidente Lula disse para colocar agência dos Correios onde a população precisa. E aqui a gente sabe que a população precisa bastante”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. “Então, até o final do ano, nós vamos instalar o primeiro ponto de coleta na Sol Nascente, e todo mundo vai poder retirar suas mercadorias na própria comunidade”, afirmou, ressaltando que a iniciativa faz parte do programa CEP Para Todos, realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias (SNP) do Ministério das Cidades e que está levando endereçamento formal para favelas e comunidades urbanas, facilitando o acesso à cidadania e a serviços essenciais.

Com mais de 32 mil domicílios e 100 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE (2022), a comunidade Sol Nascente é hoje a maior favela do Brasil. Os postos de coleta e distribuição devem entrar em funcionamento ainda este ano, facilitando a vida de milhares de pessoas que não precisarão mais percorrer grandes distâncias para postar ou receber suas correspondências.

O lançamento da campanha Papai Noel dos Correios em Brasília/DF foi realizado na escola Classe Córrego das Corujas, que atende 83 crianças da comunidade Sol Nascente. “A gente precisa estar onde estão as crianças que mais precisam. É por isso que a gente escolheu essa escola, ela tem um símbolo muito forte, está na maior comunidade do Brasil”, explicou o presidente dos Correios.

As crianças da escola participaram do lançamento do selo comemorativo de 35 anos da campanha, recepcionaram a Carteirita e, claro, o Papai Noel e a Mamãe Noel. Algumas delas leram suas cartinhas, e os pedidos são os mais variados: bola de futebol americano, roupas, calçados, bonecas e carrinhos. Isabele Vitória, do 5º ano, por exemplo, deu várias opções para o Papai Noel: “um tênis rosa, material escolar ou outra coisa que o Papai Noel escolher”.

Apesar do foco da campanha ser brinquedos, algumas vezes as necessidades das crianças ultrapassam essa regra. Foi o caso da aluna Déborah Samyry, que pediu em sua cartinha óculos de grau. A equipe da escola informou ao Papai Noel que presente de Déborah já foi providenciado e está a caminho.

Carreata de luz – Em 2024, em comemoração aos 35 anos da campanha, os Correios irão promover uma carreata de luz que vai percorrer todas as capitais brasileiras, nos meses de novembro e dezembro. As datas previstas para cada capital serão posteriormente divulgadas.

Como funciona – A campanha visa atender os pedidos de Natal das crianças matriculadas em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos, além de pedidos feitos por crianças da sociedade, com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.

Este ano, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cartas de menores assistidos pelas Coordenadorias da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça das capitais também serão disponibilizadas para adoção. A ideia é promover um Natal mais feliz às crianças e adolescentes acolhidas nessas unidades jurisdicionais.

Em 2023, pela primeira vez, a campanha atendeu 100% dos pedidos das crianças. Foram 270 mil cartinhas adotadas – cerca de 210 mil foram adotadas por pessoas físicas e 60 mil contempladas por meio de doações realizadas por mais de 200 parceiros como empresas e órgãos públicos em todo Brasil. As crianças enviam cartas aos Correios, que são triadas e disponibilizadas para que a sociedade adote os pedidos.

Para adotar uma cartinha, basta acessar o Blog da Campanha (https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php) e seguir as instruções. Também é possível encontrar cartinhas físicas nas principais agências. A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega indicado no blog.

As datas de início e fim do período de adoção variam por Estado. Todas as informações sobre prazos de adoção e entrega de presentes também estão no Blog.