Acordo prevê a disseminação de conteúdo sobre produtos e serviços financeiros e uso consciente do crédito

Brasília – Os Correios irão utilizar e distribuir o conteúdo da plataforma de educação financeira “Meu Bolso em Dia Febraban” para 85 mil empregadas e empregados da estatal. Dessa forma, a empresa busca ampliar a educação e a orientação financeira para seus trabalhadores e trabalhadoras, levando informações sobre produtos e serviços financeiros e uso consciente do crédito, bem como contribuindo para a construção de hábitos financeiros saudáveis.

O acordo de cooperação entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e os Correios foi assinado nesta terça-feira (15), em Brasília. A ação reforça o compromisso dos bancos de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país, promovendo ações direcionadas à educação financeira e à proteção do consumidor.

“Os bancos têm papel fundamental no avanço da inclusão financeira do brasileiro e na prevenção do superendividamento. Ter cidadãos com maior consciência, informação e engajamento em torno de sua vida financeira produz efeitos positivos para toda a sociedade’, afirma Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban. “Educação financeira é estrutural para o país e essencial para que o cidadão tenha o controle de suas finanças e melhore a sua saúde financeira”, complementa.

“Desde que assumimos a empresa, as pessoas que trabalham nos Correios têm sido nossa prioridade. Essa parceria contribui para que as nossas empregadas e nossos empregados adotem melhores hábitos financeiros, planejando melhor o uso de seus recursos”, disse o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.

Plataforma – Para quem busca renegociar suas dívidas, construir hábitos saudáveis e até se tornar um investidor, a plataforma pode ajudar a mapear a vida financeira e a desenvolver um plano sustentável para alcançar metas e objetivos.

O Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), exclusivo da plataforma, é uma ferramenta por meio da qual é possível fazer um diagnóstico individual para identificar vulnerabilidades e personalizar estratégias de solução para reequilíbrio das finanças.

Desenvolvida em cooperação técnica com o Banco Central do Brasil e apoio dos bancos e integrantes do Sistema Financeiro Nacional, a plataforma traz trilhas de aprendizagem úteis e relevantes para a vida financeira, em linguagem e formatos que se ajustam aos diferentes perfis de usuário.

Todo o conteúdo e as trilhas de aprendizado da plataforma foram criados por educadores financeiros e abordam temas como planejamento financeiro, solução de dívidas, criação de poupança, investimentos e relação com o dinheiro, em linguagem acessível a diferentes perfis da população e faixas etárias.

A plataforma também é a primeira do gênero a fazer uso de inteligência artificial para oferecer ao usuário recomendações personalizadas a seu perfil ou necessidade financeira. É totalmente gratuita, propiciando acesso a todos os brasileiros, independente da renda.