Estudante também recebeu menção honrosa da União Postal Universal (UPU) na fase internacional do concurso
Brasília/DF – Nesta quarta-feira (9), os Correios realizaram cerimônia em comemoração ao Dia Mundial dos Correios e premiação do estudante vencedor do 53º Concurso Internacional de Redação de Cartas, Hugo Hernandes Pereira.
O evento ocorreu no auditório do edifício-sede da empresa, em Brasília, e foi transmitido para todas as superintendências estaduais e para o colégio Stella Maris, em Santos, São Paulo, onde estuda o vencedor da etapa nacional do concurso. O aluno recebeu troféu e certificado das mãos do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, além de uma menção honrosa da União Postal Universal (UPU) na fase internacional do concurso.
Os pais de Hugo, Luciano Aparecido Pereira e Cristiane Betelli Hernandes Pereira; e seu irmão, Igor Hernandes Pereira, acompanharam a premiação. O professor e coordenador do colégio Stella Maris, Felipe Augusto de Mesquita Comelli, recebeu troféu e certificado em nome da escola.
Durante a cerimônia, Hugo leu sua carta para o público presente e compartilhou sua inspiração: “Queria dar um diferencial para as palavras que colocaria no papel. Então fui buscando ideias e cheguei na música, porque a música conecta as pessoas. Misturei artistas da música brasileira com o tema da carta”. Este ano, os estudantes foram convidados a escrever uma carta para as futuras gerações sobre o mundo que gostariam que elas herdassem.
A carta de Hugo está disponível na página do concurso, no site dos Correios. A estatal também divulgou um vídeo sobre o vencedor.
Dia Mundial dos Correios – O dia 9 de outubro é dedicado ao Dia Mundial dos Correios, em homenagem à fundação da União Postal Universal (UPU), em 1874, em Berna, na Suíça. A UPU surgiu para unificar e regulamentar os serviços postais mundiais, atendendo às necessidades de segurança e satisfação dos clientes. Em seus 150 anos de existência, a UPU enfrentou diversas transformações socioculturais, econômicas, políticas e tecnológicas, mantendo-se firme em sua missão de coordenar e apoiar os correios de todo o mundo.
Na mensagem em celebração aos 150 anos da instituição, o diretor-geral, Masahiko Metoki, destaca que a organização permaneceu como um símbolo forte de unidade internacional. “Hoje a UPU lidera os esforços para modernizar e melhorar os serviços postais. Fornece um espaço aos países para partilhar conhecimentos, encontrar novas soluções e dar resposta aos desafios modernos. O espírito de cooperação da UPU permite transformar os obstáculos em oportunidades, garantindo que os serviços postais evoluam à medida que o mundo muda”, escreveu.
Os Correios celebraram este marco histórico com a emissão de um selo especial, reafirmando seu compromisso com os ideais da UPU. Parceiros ativos desde a criação da UPU, os Correios do Brasil participam das reuniões anuais do Conselho Consultivo e contribuem para o desenvolvimento do setor.
O lançamento do selo foi conduzido pelo presidente dos Correios e contou com as obliterações do aluno vencedor do concurso, do coordenador do colégio santista e da carteira Michelly Ribeiro Bezerra, do CDD Samambaia, representando todas as empregadas e empregados da estatal.
Em seu discurso, o presidente da estatal destacou que a atividade postal evoluiu para acompanhar as necessidades da população e lembrou a importância de um ente público que integre todo o país, pois a empresa é o único agente do governo federal presente em todas as cidades do país. “Os Correios desempenham um papel essencial na comunicação, entrega, integração e prestação de serviços públicos de todos os tipos. Entregamos remédios, livros escolares, provas de concursos públicos e urnas eletrônicas, em megaoperações logísticas com 100% de eficiência. Enfim, entregamos cidadania”, enfatizou.
O presidente ainda frisou que a estatal tem investido em inovação, diversificação e modernização, ampliando a gama de serviços e firmando parcerias para transformar a empresa. “E para tornar esta data ainda mais especial, publicamos hoje os editais de nosso concurso público para provimento de 3.500 vagas, resgatando o investimento em pessoas que havia sido cortado no governo anterior. Adotamos hoje essas medidas para que as gerações do futuro contem com serviços mais eficientes e adequados às suas necessidades e com uma estatal forte e competitiva, capaz de continuar integrando cada canto deste país continental”, salientou.
Sobre o selo – A arte do selo traz a logomarca dos 150 anos da UPU, cuja interpretação simbólica celebra o passado, o presente e o futuro da UPU; simboliza o compromisso com a diversidade e a inclusão; e incorpora a promessa de conectar comunidades e promover esperança, progresso e unidade. O tema da UPU para seu 150º aniversário – “150 anos possibilitando a comunicação e empoderando pessoas em todas as nações” – reconhece essa conquista e reforça seu compromisso de servir a todos os povos nas próximas décadas e séculos. A técnica usada foi computação gráfica.