Os Correios lançaram, na terça-feira (1º), selo institucional em homenagem à Escola Superior de Defesa (ESD). O evento foi realizado na sede da instituição, em Brasília (DF), com a presença de autoridades dos três entes que compõem as Forças Armadas do Brasil.  

A solenidade foi conduzida pelo presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, com a participação do ministro de Estado da Defesa substituto e comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno; do chefe de Educação e Cultura do Estado Maior, General do Exército, Francisco Humberto Montenegro Junior; e da comandante da Escola Superior de Defesa Major-Brigadeiro Médica, Carla Lyrio Martins. Também prestigiou o evento o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Francisco Rezek.

Comandante da Escola Superior de Defesa Major-Brigadeiro Médica, Carla Lyrio Martins. Foto: Correios
Ministro de Estado da Defesa substituto e comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno. Foto: Correios
Chefe de Educação e Cultura do Estado Maior, General do Exército, Francisco Humberto Montenegro Junior. Foto: Correios

“Nos Correios, entendemos que um país soberano não se constrói sem educação. A certeza de que a educação é a base essencial para o alcance de qualquer objetivo é apenas um dos pontos que temos em comum com o Ministério da Defesa”, ressaltou o presidente da estatal, ao citar os investimentos e ações em educação já realizadas pela empresa pública, como a inauguração das novas instalações da UniCorreios e, também, o acesso de empregadas e empregados de ensino médio a um curso superior, por meio de bolsas de estudo. 

O presidente dos Correios relembrou ainda o trabalho conjunto realizado entre a estatal e Ministério da Defesa em prol da população do Rio Grande do Sul, após a tragédia climática que se alastrou na região em maio deste ano. “Trabalhamos lado a lado na maior campanha de solidariedade já realizada no Brasil, quando recebemos mais 40 mil toneladas de donativos para a população gaúcha. Mostramos, juntos, que duas instituições de confiança da população brasileira podem fazer a diferença e atuar em parceria pelo bem comum”, afirmou. 

Ligada ao Ministério da Defesa, a Escola Superior de Defesa (ESD) realiza estudos, pesquisas, extensão, difusão, ensino e intercâmbio em temas de interesse da Defesa Nacional, com foco prioritário nos servidores civis dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de instituições de interesse da Defesa, atendendo, também, os militares das Forças Armadas e Auxiliares. 

A ESD, sediada no Distrito Federal, tem o importante papel de aproximar os órgãos que integram o centro político administrativo do país dos assuntos de defesa, contribuindo para o fortalecimento dessa mentalidade na sociedade brasileira, fundamental para a soberania nacional.

O selo –  A arte da peça filatélica foi criada pelo Primeiro-Tenente Moisés dos Santos Melo e destaca a fachada da ESD, cuja arquitetura curvilínea é reconhecida como um marco da história da arquitetura moderna brasileira. A lateral esquerda dispõe dos símbolos representativos das forças armadas: a Marinha do Brasil, sobre o espelho d’água; o Exército brasileiro, sobre a terra; e a Força Aérea Brasileira sobre os ares. Em posição de destaque, na lateral direita, o símbolo e a sigla da Escola completam a imagem. A legenda do selo traz a inscrição “Escola Superior de Defesa – “Defensio Per Scientian”, que, traduzido do latim, significa Defesa Através do Conhecimento.