“Hoje celebramos não apenas o compromisso com a educação, mas também o compromisso com melhores condições de trabalho”, destacou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, na inauguração da nova sede da Universidade Corporativa, nesta terça-feira (17), em Brasília. Entre as autoridades presentes no evento estavam a diretora de Governança e Estratégia, Juliana Picoli Agatte, o diretor de Administração, José Rorício Aguiar, a secretária executiva do Ministério das Comunicações e presidente do Conselho de Administração dos Correios, Sônia Faustino Mendes; o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Leonardo Barchini Rosa; a superintendente executiva de Educação, Daniela Maria Amoroso, e o superintendente estadual dos Correios em Brasília, Paulo Henrique Soares de Moura. 

A entrega das novas instalações marca um importante passo na retomada dos investimentos em educação profissional promovidos pela atual gestão dos Correios em conjunto com o MCOM. “Estamos trabalhando para cumprir a missão que o presidente Lula nos confiou quando tirou a empresa da lista de privatizações: modernizar a estatal”, afirmou o dirigente da estatal. 

Para a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, a reabertura da Universidade dos Correios é um passo importante na construção de um futuro mais inclusivo e conectado para o Brasil. “Além de ser uma espaço de aprendizado técnico, a Universidade dos Correios é um centro de excelência que fomentará a inovação, demonstrando que é possível combinar eficiência, modernização e compromisso social”, destacou Faustino.

Com uma área de mais de 3,7 mil metros quadrados, distribuída em cinco pavimentos, o local oferece uma infraestrutura moderna, com salas de aula, laboratórios de informática, auditório, estúdio para produção de vídeo-aulas e cursos, biblioteca, salas de reunião e videoconferência, além de áreas administrativas. As instalações passaram por uma reforma completa, com um investimento de aproximadamente R$10 milhões. O prédio também abriga uma agência dos Correios e um Centro de Distribuição Domiciliária (CDD).

Fachada do prédio reformado, localizado na área central de Brasília/DF.
Foto: Paulo Roberto Ximenes/Correios.

Entre as melhorias realizadas estão a construção e reforma de vestiários e sanitários, a renovação das áreas de convivência e refeitório dos funcionários, a substituição de todo o sistema hidráulico, elétrico e de rede de dados, bem como a instalação de bicicletários, sistemas de climatização e monitoramento por câmeras e alarmes. Todas as adaptações seguiram rigorosamente as normas de acessibilidade e foram planejadas com base em boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança. 

“A Universidade dos Correios, que por um tempo enfrentou desafios e incertezas, hoje se ergue novamente, mais forte e vibrante, com um ambiente que promoverá o conhecimento, a aprendizagem, a inovação e o crescimento pessoal, profissional e acadêmico dos nossos empregados e empregadas dos Correios. Que esse resgate não somente revele um novo espaço físico, mas também inspire um novo capítulo de sucesso e crescimento contínuo da nossa empresa”, reforçou o diretor de Administração dos Correios, José Rorício Aguiar. 

As carteiras Gicele Mendes Ferreira dos Santos Silva e Ana Cláudia Munhoz Rodrigues, e o carteiro Wesley Cazé de Oliveira, receberam certificados das mãos das autoridades convidadas: o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a diretora de Governança e Estratégia da estatal, Juliana Picoli Agatte, o diretor de Administração da empresa, José Rorício Aguiar, a secretária executiva do Ministério das Comunicações e presidente do Conselho de Administração dos Correios, Sônia Faustino Mendes; o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Leonardo Barchini Rosa; a superintendente executiva de Educação dos Correios, Daniela Maria Amoroso, o superintendente estadual dos Correios em Brasília, Paulo Henrique Soares de Moura; e do reitor da UniCorreios, Neilvado de Lima Virgílio. Foto: Lena Rivas/Correios.

Novas oportunidades – Entre as ações já em curso voltadas para a educação, está a oferta inédita de mais de 100 vagas, com paridade de gênero, para que empregadas e empregados dos Correios de nível médio possam cursar uma faculdade à sua escolha. Por meio da iniciativa, carteiras e carteiros da empresa, que formam a maior parcela do público do programa, podem realizar uma graduação. “Tenho muito orgulho desse programa. Quando chegamos aos Correios no ano passado, soubemos que as bolsas de estudos eram concedidas para quem já tinha faculdade para cursar uma pós-graduação. Criamos um programa exclusivo para concessão de bolsas de estudo para que profissionais de nível médio também pudessem cursar a sua primeira graduação”, explicou o presidente.

O evento também marcou o credenciamento da Universidade Correios como Escola de Governo vinculada ao Ministério da Educação (MEC), podendo agora oferecer a pós- graduação lato sensu/especialização Gestão de Negócios dos Correios. “Nós, enquanto empresa, termos esse credenciamento potencializa a atuação de todas as empregadas e todos os empregados com um olhar para a dinâmica de desenvolvimento da empresa e a gente consegue, de fato, transformar situações que a gente entende que sejam importantes”, disse a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte.

Na ocasião, o secretário executivo do Ministério da Educação, Leonardo Barchini, manifestou a alegria de poder anunciar o credenciamento da UniCorreios como Escola de Governo e ressaltou que a parceria com a estatal é sempre positiva, citando as megaoperações logísticas realizadas com total eficiência pelos Correios. “Além do Exame Nacional do Ensino Médio, também é dos Correios a responsabilidade de concretizar o maior programa de distribuição de livros didáticos do mundo, entregando cerca de 209 milhões de livros em todo Brasil”, recordou o secretário. 

Foto: MCOM.

A inauguração das novas instalações reflete o compromisso da atual gestão da empresa em investir na Educação Corporativa e na Gestão do Conhecimento. Como resultado da estratégia, a UniCorreios contabilizou, só no primeiro semestre de 2024, mais de 805 mil participações em atividades educativas, totalizando mais de 2,7 milhões de horas de capacitação, tanto em modalidades presenciais quanto à distância.

As carteiras Gicele Mendes Ferreira dos Santos Silva, de Minas Gerais, e Ana Cláudia Munhoz Rodrigues, do Rio Grande do Sul, além do carteiro Wesley Cazé de Oliveira, do Distrito Federal, que são bolsistas do programa Primeira Graduação, participaram do evento como convidados e receberam certificados das mãos de representantes dos Correios e do Ministério das Comunicações.