Comemorado em 1º de agosto, o Dia do Selo este ano tem um motivo especial para ser celebrado: a emissão filatélica “Faróis Brasileiros” foi premiada na categoria Turismo, no Prêmio Internacional de Arte Filatélica, considerada uma das mais importantes distinções que um selo postal pode receber. Este é o segundo prêmio da emissão, que também venceu a eleição de Selo mais bonito do Brasil de 2023, ação promovida pela Associação dos Filatelistas Brasileiros (Filabras) e escolhido por votação popular. O conjunto filatélico, do ilustrador Gustavo Ramos Marques, apresenta faróis do litoral brasileiro, composto por oito selos que mostram a importância histórica e funcional dessas estruturas marítimas e destacam aspectos únicos e marcantes de cada local exibido.

Inicialmente criado para comprovar o pagamento pelo envio das correspondências, hoje o selo ultrapassa o conceito de preço e tem valor de obra de arte, retratando fatos históricos, personalidades e a diversidade cultural do Brasil. A cada ano, o acervo traz novos temas, que, inclusive, podem ter contribuição da população por meio das indicações na ação “Sua Ideia Pode Virar Selo”.

Desde 2023, a filatelia tem priorizado temas como diversidade, equidade e as ações do governo federal, alinhando-se ao compromisso dos Correios de fortalecer a agenda ASG (ambiental, social e de governança). Assim foram destaque motivos como o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, o legado da deputada Marielle Franco, os 80 anos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a instituição Família, a Constituição de 1988, as relações diplomáticas entre Brasil – Argentina com a icônica personagem Mafalda entre outros.

Em 2024, destacam-se os selos que homenageiam os 50 anos da personagem Hello Kitty como também o cinquentenário de carreira da cantora Alcione; a profissão Chef de cozinha e a série Personalidades – criada para celebrar expoentes brasileiros da música, do teatro e dos esportes – que condecorou o cantor Gilberto Gil e a ginasta Rebeca Andrade.

Para adquirir selos, basta ir às principais agências ou acessar a página da Filatelia no Portal Correios.

Retorno da COFI – Suspensa desde 2019, após 42 anos e 239 edições, hoje (1º) a Revista Correio Filatélico volta a ser publicada fisicamente, trazendo assuntos relacionados à filatelia, colecionismo e matérias de interesse dos públicos interno e externo. A nova edição, a 241, apresenta em sua capa os 135 anos do Museu Correios e pode ser acessada na página da Filatelia no Portal Correios.

Em março deste ano, a COFI teve seu retorno, porém somente na versão digital. O momento marcou a retomada de uma publicação importante para os Correios e de grande prestígio na promoção da filatelia, paixão compartilhada por muitos clientes e colaboradores.