Mery Horta mergulha em cores, cheiros e texturas para criar um universo permeado por seres que surgem da terra
Rio de Janeiro – O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro inaugura, na próxima quarta-feira (17), às 16h, a mostra “Terrosa”, segunda exposição individual de Mery Horta. Sob curadoria de Carolina Rodrigues, o projeto utiliza materiais orgânicos e oferece ao público mais de 10 trabalhos inéditos entre esculturas e performance que partem de questões relacionadas à ecologia e ao corpo negro feminino. A exposição pode ser vista até 31 de agosto, de terça a sábado, das 12h às 19h. A entrada é gratuita e haverá mediadores culturais especializados em pessoas com deficiência.
A artista mergulha em cores, cheiros e texturas, e cria um universo permeado por seres que surgem da terra. Com as representações de deusas pagãs, organismos que pendem e se esgueiram pelo espaço, Horta fabula encantarias e elabora uma visualidade toda inspirada em questões ligadas à ecologia e aos ciclos do corpo feminino.
“Vejo as obras desta minha segunda individual como gestos que ganham força vital, como uma fabulação de vidas que existem antes do tempo ser tempo, que sempre estiveram aqui e estarão depois de nós. O nome da exposição, assim como suas obras, ou seres, surgem da terra, como se estivessem ali dormentes e são despertados para que possamos contemplar, mas também nos nutrirmos de suas existências. Gosto de pensar que a galeria se transforma em um microcosmos e somos convidados a compartilhar essa existência com esses encantados que ali estão, numa imersão sensorial com gosto e cheiro de terra, cor de entranhas. ‘Terrosa’ significa, para mim, vida”, afirma a artista.
“Essa exposição demandou um trabalho mais atento e profundo. Quando iniciei o acompanhamento curatorial, existia um conceito e um texto, depois foram surgindo os croquis, a escolha dos materiais e o processo de desenvolvimento das obras. Todo esse passo a passo foi feito com visitas ao ateliê da Mery e diálogo constante. Conceber essa exposição como uma instalação que dialoga muito com a linguagem da performance também parte de um conhecimento profundo da trajetória da artista. São muitos anos de trocas no campo da pesquisa e muitas abordagens em comum, como o conceito de matrilinearidade presente em seus últimos anos de produção”, pondera Carolina.
A exposição contará ainda com um catálogo impresso, que será lançado no dia 17, às 15h, também no CCCRJ, com um bate-papo com as artistas convidadas Irene Peixoto, Mariana Maia e Ruth Torralba e performance de Mery Horta com a DJ La Belle.
Serviço
Exposição ‘Terrosa’
Artista: Mary Horta
Curadoria: Carolina Rodrigues
Programação da quarta-feira (17)
- Lançamento do catálogo e bate-papo com as artistas convidadas: 15h
- Abertura da exposição: 16h
- Performance Mery Horta
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ.
Visitação: terça a sábado, das 12h às 19h.
Informações: (21) 3088-3001.
Com acessibilidade.
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).
Instagram: @correioscultural / @teatrocorreiosleagarcia