Os exemplares irão recompor o acervo da rede de ensino afetada pelas enchentes
Porto Alegre – Os Correios realizaram a doação de 21,5 mil livros para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul. O primeiro lote de livros foi entregue na terça-feira (9), ao Instituto Cervantes, em Porto Alegre/RS. A entidade fará a triagem e a distribuição do material para 44 bibliotecas de escolas públicas afetadas pela tragédia climática ocorrida no estado gaúcho em maio desse ano.
Os títulos doados pelos Correios abrangem diversas áreas do conhecimento, como Administração, Biografias, Espiritualidade, Filosofia, História, Literatura, Matemática, Psicologia e Sociologia. Os livros pertenciam ao acervo das bibliotecas dos Correios nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, além da região metropolitana de São Paulo, que foram fechadas pelo governo anterior. As obras foram inicialmente movidas para o campus da Universidade Corporativa dos Correios, em Brasília/DF, que também acabou sendo fechado pela gestão anterior em 2021.
“Com o fechamento de bibliotecas e espaços de cultura dos Correios pelo governo anterior, dentro do processo para a privatização da empresa, e a consequente falta de locais adequados para manutenção do acervo, avaliamos que a doação das obras é a melhor forma de compartilhar conhecimento e contribuir para a educação das brasileiras e dos brasileiros, que é papel da estatal como agente do governo federal. Ainda assim, planejamos investir no projeto da biblioteca digital da nossa Universidade Corporativa, como parte do processo de modernização dos Correios”, afirma a diretora de Governança e Estratégia da empresa, Juliana Picoli Agatte.
A iniciativa reforça o compromisso social dos Correios, enquanto empresa pública, no gigantesco esforço que vem sendo conduzido pelo governo federal na reconstrução do Rio Grande do Sul. Além disso, desde o dia 2 de maio, os Correios estão recebendo donativos destinados ao RS em suas agências e realizando a maior operação logística de solidariedade da história do Brasil, que já arrecadou mais de 30 mil toneladas de itens.