Em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (5), os Correios lançaram selo institucional para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil. Em 1874, o navio “La Sofia” atracou no porto de Vitória (ES), com cerca de 400 italianos a bordo, marcando o início de um fluxo migratório em massa que moldaria a demografia e a cultura brasileiras para sempre.

Ao conduzir a obliteração do selo, a diretora de Econômico-Financeiro, Tecnologia e Segurança da Informação dos Correios, Maria do Carmo Lara Perpétuo, destacou a importância dos imigrantes italianos tanto na lavoura do café no fim do século XIX como no início da industrialização brasileira no século XX, inclusive nas lutas pelos direitos dos operários, em grandes centros urbanos como São Paulo (SP). 

“Nestes 150 anos, os Correios certamente fizeram parte da vida dos imigrantes italianos, especialmente para estabelecer a comunicação com seus familiares que ficaram na Itália.  E para continuar no desempenho dessa missão de conectar e integrar pessoas, além das fronteiras e dos oceanos, o presidente Lula, em seu primeiro dia de governo, retirou os Correios da lista de privatizações, mantendo o caráter público e social desta empresa secular a serviço a todas cidadãs e cidadãos que aqui residem”, destacou Maria do Carmo.

O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e o deputado federal Luiz Fernando Faria, receberam álbuns com o selo lançado das mãos da diretora Econômico-Financeiro, Tecnologia e Segurança da Informação dos Correios, Maria do Carmo Lara Perpétuo.
Foto: Fernanda Lobo/Correios.

Em discurso, o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, agradeceu aos Correios pelo lançamento da emissão filatélica. “Selando esse momento de proximidade e amizade histórica entre brasileiros e italianos, estou muito grato à diretora dos Correios do Brasil, Maria do Carmo, a quem saúdo pela criação deste esplêndido e vocativo selo comemorativo sobre a imigração italiana no Brasil”, declarou Cortese.

Também participaram da cerimônia de obliteração os deputados federais Luiz Fernando Faria (presidente da frente parlamentar Brasil-Itália), Carlos Zarattini e Messias Donato, além do parlamentar italiano Fábio Porta, membro da Câmara dos Deputados da Itália, e outras autoridades. Assista aqui a íntegra do evento.

Sobre o selo – A imagem que estampa o selo traz a criação gráfica vencedora do concurso lançado pela Embaixada da Itália em Brasília (DF) que elegeu o logotipo oficial das comemorações do 150º Aniversário da Imigração Italiana no Brasil. A ilustração representa um navio, o meio de transporte utilizado por milhões de imigrantes que, com coragem e espírito de aventura, lançavam-se em longas travessias oceânicas em direção ao “novo mundo”, em busca de melhores condições de vida.

Num jogo de encaixes formados por linhas minimalistas, o número “150” é inserido no desenho do navio: o “zero” representa, ao mesmo tempo, o número e um semicírculo, como um horizonte, um céu comum, composto pelas cores das bandeiras dos dois países, simboliza a ligação histórica e cultural entre eles. A arte gráfica é de autoria de Joshua Azze Distel (17), aluno do 4º ano da instituição italiana, Fondazione Torino.

A emissão filatélica estará disponível, em breve, na loja virtual dos Correios e nas principais agências do país.