O público vê a personagem refletida em meio às questões negras-femininas contemporâneas

Rio de Janeiro – Inspirado no conto ‘Ana Davenga’, de Conceição Evaristo, o espetáculo ‘Eu-Ana’ estará no Teatro Correios Léa Garcia, no Centro do Rio, nos dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de junho, às 20h. A peça, que traz reflexões às questões negras-femininas contemporâneas, foi produzida como resultado da premiação de ‘Melhor Esquete do 13º FESTU – Festival de Teatro Universitário’. Os ingressos podem ser adquiridos Via Imply e na bilheteria física, que abre 60 minutos antes do espetáculo. 

Primeiro espetáculo teatral criado pelo Coletivo Gozo-Pranto, a peça recria a história Ana Davenga por meio dos sonhos, das memórias e  dos conflitos das atrizes em cena. No enredo-vida, a personagem tem sua trajetória mudada quando se apaixona e decide viver com Davenga. 

A equipe é formada, em maioria, por profissionais pretos e periféricos, de diferentes regiões do Rio de Janeiro (Centro, Região Metropolitana, Zonas Norte e Oeste), cuja finalidade é trazer à cena fluminense seu protagonismo. 

Teatro Correios – O Teatro Correios reabriu em janeiro de 2024 com o novo nome, homenageando a atriz Léa Garcia (1933-2023), e com o foco em apresentar espetáculos teatrais, shows e eventos que abordam a ancestralidade negra, as tradições de povos originários e os projetos que proporcionam a pesquisa de culturas populares. O Teatro Correios Léa Garcia, com 320 m² e capacidade para 199 pessoas, está localizado no térreo do Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. 

Sobre o CCCRJ – O imóvel onde funciona o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro foi inaugurado em 1922. As linhas arquitetônicas da fachada, em estilo eclético, caracterizam o prédio do início do século. O imóvel foi utilizado, por mais de 50 anos, para funcionamento de unidades administrativas e operacionais dos Correios. Na década de 80, o imóvel foi desativado para reformas. A inauguração oficial do Centro Cultural Correios RJ ocorreu em agosto de 1993, com a Exposição Mundial de Filatelia – Brasiliana 93. O CCCRJ conta com três andares interligados por um elevador, também do início do século, de onde se pode ter uma visão panorâmica de todo o ambiente interno. Suas instalações ocupam integralmente os 3.480m² da área do prédio. 

Serviço

Espetáculo: ‘’Eu-Ana’

Apresentações: dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de junho, às 20h

Duração: 45’

Classificação etária Indicativa: 16 anos

Local: Teatro Correios Léa Garcia – Centro Cultural Correios Rio de Janeiro – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ

Telefone: 3088-3001

Com acessibilidade

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana)

Ficha técnica:

Direção Geral: Cátia Costa

Assistente de Direção: Iasmin Lara

Elenco: Amanda Gomes, Iasmin Lara, Joyce Araujo e Lore

Dramaturgia: Jéssica Barreto e Coletivo Gozo-Pranto

Direção Musical: Joyce Araujo e Ricardo Paninho

Assistente Musical: Thayan Ribeiro

Iluminação: Diogo Nunes e Ygor Ataliba

Figurinista: Lore

Produção: Felipe Moraes e Stefano Motta

Assistente de Produção: Amanda Gomes

Social Media: Jéssica Servián

Assessoria de Imprensa: Brenda Siqueira

Aderecista: Thamyres Oliveira

Trancistas: Mica

Cenotécnica: Luisa Damasio

Designer Gráfico: Gustavo Vieira

Instagram: @correioscultural, @teatrocorreiosleagarcia