Com último reajuste realizado em 2020, a nova tabela de preços de produtos e serviços de encomendas nacionais (PAC, SEDEX, Coletas, Mini Envios, SEDEX 10 e 12, SEDEX Hoje) entra em vigor em 3 de abril de 2024. A correção tem a aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA 2023 igual a 4,62%. 

As encomendas internacionais (Packet Standart, Packet Express, Correios Packet Sales) e os serviços de importação também seguiram o reajuste conforme o IPCA 2023, como é o caso do Despacho Postal e Importa Fácil. Já os serviços de exportação como Exporta Fácil (Expresso, Standard, Econômico), Mala M e Registro Internacional tiveram ajuste de 5,67%, o que representa apenas 1,04% acima do IPCA 2023.

Para os serviços postais nacionais e internacionais prestados sob regime de exclusividade, o reajuste é de 4,39%, menor que o IPCA 2023, conforme Portaria nº 12.549 publicada pelo Ministério das Comunicações (MCOM), nesta segunda-feira (25), no Diário Oficial da União (DOU), edição 58, seção 1, p. 11.

Confira quais serão os serviços exclusivos com novos valores:

 AbrangênciaServiços 
Serviços NacionaisCarta e Aerograma Nacional, Franqueamento Autorizado de Cartas Nacional – FAC (Simples), Telegrama Nacional (Agência, Telefone e Internet), Correspondência Agrupada – Malote.Serviços de Resposta, V-POST, Carta Via Internet (CVI), Vale Postal Nacional Eletrônico, Franqueamento Autorizado de Cartas – FAC: Estadual e Local – Simples, Registrado e Registrado com AR, Nacional – Registrado e Registrado com AR.
Serviços InternacionaisCartas e Cartões Postais na Modalidade Econômica (Documento Econômico) e na Modalidade Prioritária (Documento Prioritário), Telegramas, Carta Mundial Via Internet e Cupom Resposta Internacional.

As tabelas de tarifas reajustadas de malote e respectivo quadro informativo estão disponíveis no link: https://www.gov.br/mcom/pt-br/acesso-a-informacao/transparencia-e-prestacao-de-contas/dados-de-entidades-vinculadas/Malote_202446211commacro_ATUAL_MCom_V2.pdf

A Portaria estabelece, ainda, que os envios internacionais serão cobrados por grupos de países, separados por região. São cinco grupos no total: grupo1 (Argentina, Paraguai e Uruguai), grupo 2 (demais países da América do Sul), grupo 3 (Américas Central e do Norte), grupo 4 (Europa) e grupo 5 (Ásia e Oriente Médio, África e Oceania).