A agência de Correios em Carapicuíba, que fica na zona oeste da região metropolitana de São Paulo, foi o local escolhido por empregados da estatal para iniciar uma ação inédita na empresa, na semana em que se comemora o Dia Nacional do Surdo. Nessa segunda-feira (25), a unidade promoveu o projeto piloto Voz do Silêncio, com o objetivo de tornar o atendimento às pessoas surdas mais inclusivo e humanizado.

Até o dia 27 de outubro, os clientes da agência serão atendidos por uma pessoa capacitada para se comunicar na Língua Brasileira de Sinais (Libras), bastando escolher essa opção no totem de atendimento. O operador de Transbordo e Triagem dos Correios, Ricardo Hansen, que é surdo, testou e aprovou o atendimento, ao ser recepcionado em Libras pela atendente da estatal Natali Sousa Machado.

O operador dos Correios, Ricardo Hansen, foi atendido pela Natali, em Libras.
Fotos: CCOM/SPM

Para marcar a ação, um cartão postal está sendo distribuído à comunidade surda atendida, que traz o registro de outras importantes datas. Além do Dia do Surdo, comemorado nesta terça-feira (26), no mês de setembro também se comemora o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23) e o Dia Internacional do Intérprete de Libras (30).

Inclusão – Considerando que a Língua Brasileira de Sinais é a segunda língua oficial do Brasil, os Correios oferecem um curso de Libras na Universidade Corporativa dos Correios (UniCorreios) a todos os seus empregados e empregadas. O treinamento contabiliza mas de 28 mil empregados capacitados. 

Em 2020, os Correios também destacaram a Libras em uma emissão filatélica especial. A folha composta por 30 selos tem imagens representativas das 26 letras do alfabeto neste idioma e de mais quatro expressões e palavras especiais. Com a emissão, os Correios ajudam a divulgar a Língua Brasileira de Sinais e reforçam o seu apoio à comunidade surda e às políticas de inclusão social. 

O projeto piloto Voz do Silêncio está sendo realizado na agência de Carapicuíba, e, após a fase de testes, poderá ser aprimorado e ampliado à rede de atendimento. Com a iniciativa, os Correios se comprometem na defesa de uma comunicação cada vez mais plural e participativa a todos os cidadãos.