Os Correios – líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional – e a CNP Seguradora – empresa do grupo francês CNP Assurances e uma das maiores seguradoras da Europa, com presença no mercado brasileiro há mais de 20 anos – formalizaram, na manhã desta sexta-feira (22), uma parceria para realizar a venda de seguros nas agências da estatal em todo o País.
A CNP Seguradora foi a vencedora do processo de seleção pública, com a proposta de aporte de mais de R$ 155 milhões. O acordo prevê a venda exclusiva dos produtos da seguradora em toda a rede de atendimento dos Correios e tem como propósito levar soluções de seguro acessíveis tanto a pessoas físicas como a microempreendedores (MEI). O objetivo é garantir que mais brasileiros tenham facilidade de acesso a soluções que os protejam e facilitem suas jornadas de vida, aumentando a conscientização da população sobre os benefícios de ter um produto de seguridade.
Para a assinatura do contrato, os Correios e a CNP Seguradora convidaram a carteira Andressa Fernandes, que entregou a minuta à mesa, representando todos os empregados e empregadas da estatal. O documento foi assinado pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; pelo diretor de Negócios dos Correios, Maurício Fortes Garcia Lorenzo; pela presidente do Conselho de Administração da CNP Assurances, Véronique Weill; pelo CEO da CNP Assurances Latam, Maximiliano Villanueva; e pelo CEO da CNP Seguradora, François Tritz.
O presidente dos Correios salientou que esta ação é sobre cuidar das pessoas, em especial daquelas que mais precisam. É sobre promover acesso e entregar cidadania. “Essa parceria, que hoje formalizamos, é um exemplo do nosso compromisso com o país. Por meio desta aliança com a CNP Seguradora, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor, estamos levando a milhões de brasileiras e brasileiros uma oportunidade que eles não tinham: o acesso a seguros confiáveis”, assegurou Santos.
“Os brasileiros terão à disposição os melhores e mais acessíveis produtos de seguridade. A partir de dezembro, vamos oferecer, nas agências de todo o país e nos canais digitais dos Correios, um portifólio completo com seis diferentes seguros, que vão atender às principais necessidades da população. Estamos trabalhando para entregar a esses clientes a melhor experiência, garantindo uma jornada simples, agradável e intuitiva em todas as etapas do relacionamento”, afirmou Tritz.
Já Véronique destacou que a parceria entre a CNP e os Correios é histórica, “que representa uma etapa crucial no desenvolvimento do Brasil; como também um exemplo concreto do que significa, para a CNP Assurances, tornar-se uma seguradora responsável, completa e apta a múltiplas parcerias de caráter internacional.”
O deputado estadual Teonilio Barba parabenizou a parceria e disse que espera que esta seja uma ação social. “Os Correios estão organizados em todos os municípios do Brasil e são uma entidade muito importante para país, que leva serviços fundamentais a todos os brasileiros e brasileiras”, enfatizou o parlamentar.
“É uma honra estar aqui e fazer parte de um trabalho tão valioso para o país. Como defensora da inclusão social, eu não posso deixar de reconhecer esse trabalho tão lindo e quero me colocar à disposição dos Correios para ajudar na divulgação desse projeto”, afirmou a secretária-executiva do Ministério das Comunicações e presidente do Conselho de Administração dos Correios, Sônia Mendes.
Durante a solenidade, foi lançado selo personalizado em homenagem ao acordo firmado entre as empresas. Participaram da obliteração Véronique Weill, Maximiliano Villanueva, François Tritz, Sônia Faustino Mendes e Teonilio Barba.
Também estiveram presentes no evento o cônsul geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil e o superintendente estadual dos Correios em São Paulo Metropolitana, Renato Aparecido Rosa.
Produtos acessíveis para toda a população
A expectativa é que a oferta de seguros nas agências tenha início no próximo trimestre. Inicialmente, serão comercializados nas unidades dos Correios microsseguros e bilhetes simplificados, com valores mensais a partir de R$ 9,99.
- Microsseguros de Pessoas (Cuidados essenciais para o cliente em caso de doenças graves inesperadas, ou invalidez repentina, além de oferecer serviço de telemedicina e ainda serviços assistenciais que podem ser estendidos aos familiares).
- Microsseguros de Danos (cuidados com a residência ou para a empresa, em caso de imprevistos diversos, como por exemplo incêndio entre outros, adicionalmente um amplo portfólio serviços emergências para o imóvel);
- Seguro funeral (auxílio com custos e com a burocracia diante a necessidade familiar sobre um funeral);
- Seguro bolsa protegida (cobre custos sobre a bolsa roubada e seus pertences, além de incluir cobertura para transações indevidas).
A parceria faz parte do plano de ações e projetos estratégicos, anunciado pela nova gestão dos Correios em maio, para trazer inovação e diversificação de receita para a empresa, que foi retirada da lista de privatizações pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O Plano de Prioridades dos Correios prevê 10 ações estratégicas para 2023 e 2024, e 10 projetos estratégicos com execução até 2025. As ações incluem a captação de recursos de longo prazo junto ao mercado financeiro com taxas mais atrativas, a reestruturação da carteira de imóveis e a revisão da política comercial, da estrutura e da estratégia da empresa.
Já entre os projetos estratégicos estão medidas para aproximar a estatal do atual momento da sociedade como, por exemplo, o lançamento de produtos e serviços voltados ao e-commerce, a modernização da rede logística, a implantação de modalidades de atendimento e distribuição mais compatíveis com as necessidades do mercado, a transformação digital dos Correios, a implantação da agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), a instalação de um hub internacional no Nordeste e outro no exterior e a consolidação da estatal como operador logístico oficial dos órgãos públicos federais.
A oferta de produtos de seguros representa um passo importante na estratégia da estatal, na medida em que rentabiliza a rede já existente, com agências e pontos de atendimento espalhados por todo o País.