Os Correios lançaram, nesta sexta-feira (2), o selo institucional e o carimbo comemorativo alusivos aos 80 anos de criação do estado do Amapá, dando início às celebrações oficiais da data. A cerimônia ocorreu no Palácio do Setentrião, em Macapá (AP), com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do estado, Clécio Luis Vilhena Vieira; do vice-governador, Antônio Teles Júnior; do senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues; e do presidente dos Correios, Fabiano Silva. Em discurso, o governador Clécio Luís mencionou a importância do selo para a memória do Estado. “Essa história tem que ser recontada para construir e exaltar nosso sentimento de amapalidade”, afirmou.
Durante a solenidade, o presidente Fabiano evidenciou as belezas naturais e culturais do Amapá, destacando a honra de os Correios eternizarem esse marco histórico por meio da filatelia. O dirigente ressaltou ainda o trabalho da estatal, apontando ações futuras que modernizarão o atendimento ao público amapaense, como o Balcão do Cidadão, a revitalização do Centro de Distribuição Domiciliar Marco Zero e a ampliação do Centro de Logística Integrada dos Correios em Macapá. “O nosso foco também é lançar novas modalidades de atendimento e distribuição, sempre com o propósito de cumprir a missão do Correios de conectar pessoas, instituições e negócios por meio de soluções de comunicação e logística acessíveis, confiáveis e competitivas, para seguirmos sendo a empresa pública mais respeitada do País”, declarou.
Também participaram da cerimônia o superintendente estadual dos Correios em Amapá, Agostinho da Silva Batista; a presidente da Assembleia Legislativa, Alinny Serrão; o presidente do conselho deliberativo do SEBRAE, Josiel Alcolumbre; o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Adão Carvalho; o procurador-Geral do Estado, Paulo Celso Ramos; o desembargador Mário Mazurek; o conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado; Michel Houat Harb, o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (AMAEP), Carlos Sampaio; o presidente do Instituto Memorial Amapá, Walter do Carmo Junior, entre outras autoridades.
O selo – A arte da emissão postal é criação de Ralfe Braga, artista nascido no Amapá e que atualmente é proprietário de um ateliê na capital federal. Com uma proposta repleta de identidade e significados, o trabalho foi produzido em plataforma digital, trazendo o título Amapá em fonte própria e o número 80, berço onde se acomoda o mapa do estado com sutil referência à linha do Equador. Traços e coerência no trato com as cores demonstram uma das mais fortes e marcantes características pelas quais o artista é conhecido. Braga foi um dos convidados a participar do lançamento filatélico.
O senador Randolfe Rodrigues, que em março deste ano esteve na sede dos Correios, em Brasília, para confirmar a emissão do selo, enfatizou a importância do autor do selo na divulgação do Amapá. “Essa terra já teve muitos nomes e foi objeto de cobiça de muitos povos”, disse, salientando a força do povo do Amapá para resistir e lutar.
A emissão estará disponível para a venda, sob encomenda, em breve na loja virtual.
História – Em 13 de setembro de 1943, durante o governo do presidente Getúlio Vargas, a região que hoje equivale ao atual estado amapaense foi desmembrada do estado do Pará, tornando-se o Território Federal do Amapá. Em 1988, com a promulgação da Constituição brasileira, a região foi elevada à categoria de Estado. O Território foi criado no período chamado de Estado Novo, com o propósito de estabelecer uma área de defesa, proteção e desenvolvimento para a Amazônia.