Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) revelam que 65,9% dos gastos logísticos dos varejistas são com frete e os demais se dividem entre custos com armazenagem (23%) e com manuseio (14,8%). Para apoiar as empresas a lidarem com essas questões logísticas do e-commerce, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por meio do programa Jornada Digital, firmou, nesta quinta-feira, (13/4), parceria com os Correios. O convênio, com duração de 12 meses, prevê a oferta de consultorias e orientações empresariais gratuitas, além de workshops e eventos em temas como comércio eletrônico, logística e exportações, para cerca de 12 mil micro e pequenas empresas em todo o país.

As empresas participantes terão acesso a mentorias sobre logística de pequenas encomendas, análise da loja virtual, implantação de política de frete grátis e exportação fracionada, por exemplo. Preços diferenciados, ferramentas gratuitas e prazos para pagamento são também algumas das vantagens que os Correios poderão oferecer para as empresas participantes do Jornada Digital.

De acordo com a gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa, com o crescimento do comércio eletrônico, o processo de logística e distribuição tem se tornado um aspecto essencial para o bom desempenho dos negócios. “Além de a empresa oferecer uma boa jornada de compra, quanto mais agilidade na entrega dos produtos, maior a satisfação do consumidor e sua retenção em compras futuras”, ressaltou Adryelle.

Para ela, a parceria irá agregar mais uma camada de valor para as empresas atendidas. “Os Correios são, hoje, a maior empresa de logística do país, atendendo mais de 70% do mercado. Esse acordo, que é inédito, certamente vai ser um diferencial para os participantes, ajudando as empresas a superar os gargalos de distribuição”.

O presidente da ABDI, Igor Calvet, destacou a importância da parceria ser em nível nacional. “A inserção dos pequenos negócios no e-commerce tem um rebate físico e a consultoria dos Correios, com 360 anos de expertise e sua presença em mais de cinco mil municípios no Brasil, vai ser fundamental”.

A velocidade do processo de transformação digital foi destacada pelo superintendente estadual dos Correios, Paulo Henrique Soares. Para ele, a parceria com a ABDI, por meio do Jornada, será uma importante ferramenta para auxiliar as micro e pequenas empresas. “Os resultados desse trabalho conjunto certamente trarão impactos a esses negócios, em termos de satisfação dos clientes e aumento no faturamento”.

Por meio do Programa Jornada Digital da ABDI, micro e pequenas empresas de todo Brasil estão avançando na sua transformação digital. Para grande parte das empresas do Programa (61%), um importante desafio é vender on-line e lidar com todo o fluxo desde a venda, passando pelo recebimento do produto pelo cliente, até a eventual troca e devolução desse produto, em determinados casos.

Para participar e receber os benefícios da ABDI e dos Correios para o seu negócio, basta se inscrever no Programa Jornada Digital: https://jornadadigital.abdi.com.br/