Os Correios inauguraram, na última terça-feira (4), no estacionamento do Edifício-Sede dos Correios, em Brasília (DF), o Estacionamento Solar. Após passar por amplas reformas, o local agora dispõe de cobertura tipo CARPOT (telhado substituído por placas solares), constituída de painéis fotovoltaicos que, além de propiciar maior conforto aos usuários do espaço, geram energia elétrica por meio da captação da luz solar, permitindo reduzir as despesas relativas à conta de energia elétrica e contribuindo com a sustentabilidade.
O espaço conta com guarita em alvenaria e controle de acesso de veículos, sinalização horizontal e vertical com informações para orientação aos usuários e iluminação em LED, além de um novo gradeamento que proporciona mais segurança aos usuários. O novo estacionamento conta com quatro estações de recarga (totens) para veículos elétricos, que podem ser utilizadas pelos empregados dos Correios.
Representando o presidente dos Correios, Fabiano Silva, a diretora Econômico-Financeira, Tecnologia e Segurança da Informação, Maria do Carmo Lara Perpétuo, enfatizou o compromisso assumido por ele à frente da estatal: “Valorizar a força de trabalho. Todos os empregados dessa empresa merecem ter qualidade de vida e condições dignas para exercer o seu trabalho”.
O estacionamento, além de ser uma iniciativa voltada à melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos empregados, é uma contribuição importante dos Correios à sociedade brasileira no quesito responsabilidade socioambiental. A economia anual estimada com essa ação é de mais de R$ 300 mil em energia elétrica para a estatal. As 116 vagas são rotativas e estão disponíveis aos empregados do edifício-sede.
Sustentabilidade – Esta ação está vinculada ao Projeto Estratégico “Implantação da Eficiência Energética nos Correios”, em conformidade com o programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente, uma vez que proporcionará a geração de energia “limpa”, ou seja, sistemas de produção de energia que não geram qualquer tipo de poluição, principalmente por emissão de gases de efeito estufa como o CO2, causadores das mudanças climáticas.
Os 891 painéis solares bifaciais instalados no Estacionamento Solar serão capazes de gerar 552.092 kwh de energia por ano, evitando a emissão de cerca de 280 Toneladas de CO2 e proporcionando economia nas despesas com a concessionária local.