Os Correios lançaram, na última segunda-feira (27), a Emissão Especial Série América UPAEP – Turismo. As primeiras cidades a terem o selo comercializado foram Alter do Chão/PA, Pirenópolis/GO e Campos do Jordão/SP.

Este é o 15ª selo de 2021, uma emissão especial da Série América UPAEP (União Postal das Américas, Espanha e Portugal), instituição internacional sediada no Uruguai voltada para assuntos postais entre os países membros, que compõe a União Postal Universal – cujo objetivo é promover a prestação do serviço postal universal.

O objetivo deste lançamento é homenagear o turismo brasileiro, responsável por movimentar diversas áreas, gerando emprego e renda para o País, inclusive por meio das atividades turísticas de negócios. Afinal, muitas cidades, famílias e empresas sobrevivem desse ramo com um potencial ainda maior no Brasil, além de sermos um dos lugares com mais atrativos que encantam turistas do mundo inteiro.

Com base nisso, o bloco traz o retrato de três pontos turísticos, de regiões distintas, conhecidos nacionalmente e internacionalmente:

Alter do Chão

Em Santarém, Estado do Pará e região Norte do Brasil, existe um paraíso chamado Alter do Chão, que também é conhecido como o “Caribe Amazônico”. O lugar ganhou fama mundial após ter sido eleito como um dos mais belos destinos de praias brasileiras, com esplendorosos cenários regados pelas águas doces dos rios Tapajós e Arapiuns. Durante todo o ano, Alter do Chão oferece paisagens espetaculares e algumas de suas praias são: Ilha do amor, Ponta do Cururu, Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Ponta do Caxambu, Lago Preto, Pindobal e Manguari. Com raízes culturais da Amazônia, o lugar também atrai um grande número de turistas por ter a famosa Festa do Sairé e o Festival dos Botos, rituais tradicionais, religiosos e folclóricos que acontecem em dias diferentes do mês de setembro.

Campos do Jordão

Com estimados 60 mil habitantes e localizada no interior do Estado de São Paulo, Campos do Jordão está rodeada por uma fantástica natureza, visto que se encontra no maciço da Serra da Mantiqueira, uma das mais elevadas cadeias de montanhas do Brasil. A cidade é contemplada por paisagens exuberantes, sendo também um destino bastante procurado pelos amantes do frio, inclusive por ser o núcleo urbano mais alto do País, a 1628 metros de altitude. Por suas ruas e paisagens naturais, acontecem os bons programas culturais que, principalmente no inverno, atraem turistas interessados nas inúmeras lojas de malhas e chocolates, assim como no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, um dos mais prestigiados eventos da música erudita do Brasil.

Pirenópolis

Pirenópolis, uma das primeiras cidades do Estado de Goiás, foi fundada por um minerador português chamado Manoel Rodrigues Tomar. O município, importante centro urbano nos séculos XVIII e XIX, teve a mineração de ouro, comércio e agricultura como principais atividades da época, hoje conta com um turismo forte e é um dos destinos brasileiros que mais fascina, inclusive pela beleza e arquitetura presente em suas ruas históricas. O seu charme predomina em cada canto, inclusive nos hotéis, pousadas e vários restaurantes com mesas nas calçadas. Além disso, Pirenópolis tem uma belíssima natureza que encanta de diferentes formas, principalmente por ser o “berço das nascentes”, com inúmeras opções de cachoeiras, sendo algumas delas a Usina Velha, Meia Lua, Cachoeira das Araras, Salto Corumbá, Cachoeira dos Dragões entre outras.

Selo  – A folha desta emissão é composta por selos 12 selos, sendo eles fotografias das cidades de Alter do Chão/PA, Pirenópolis/GO e Campos do Jordão/SP, pontos turísticos do Brasil. O selo de Alter do Chão, no Pará, é uma fotografia de sua belíssima praia localizada nas margens do rio Tapajós. O selo de Pirenópolis, em Goiás, focaliza a famosa Ponte Sobre o Rio das Almas, que fica no centro da cidade. E, por fim, podemos ver os prédios de inconfundível arquitetura estilo suíço na Serra da Mantiqueira em Campos do Jordão, São Paulo. Os selos ainda possuem o nome de cada cidade destacados na base e a marca da UPAEP na porção direita. Foram utilizadas técnicas de fotografia e de computação gráfica.

Com valor de R$ 5,20 e tiragem de 108 mil exemplares, os selos estão disponíveis para venda na loja virtual e, em breve, nas principais agências dos Correios.