Neste sábado (10), serão inauguradas duas mostras no Espaço Cultural Correios de Niterói/RJ: “Carvão”, do artista carioca Dudu Garcia, e “Vestígios”, de Marciah Rommes com curadoria de Lia do Rio.
“Carvão” é o ápice da criação de Dudu Garcia, em uma carreira em que sempre buscou inspiração e ferramentas nos recursos e objetivos minerais, pintando e desenvolvendo trabalhos com cobre, zinco, ouro, rochas, etc.
A exposição ocupará duas salas no andar térreo do Espaço Cultural. São quadros em trípticos e dípticos de grandes dimensões nas quais o carvão e a iluminação especial criam relevos e superfícies. Ao utilizar um dos mais poluentes combustíveis fósseis do mundo, a partir da Revolução Industrial, Dudu Garcia faz uma alusão à transformação da sociedade e à própria ilusão de desenvolvimento. Na mostra, seus quadros evidenciam seu interesse pela necessidade de organizar o caos.
A exposição “Vestígios” reúne mais de 3 mil peças formadas por uma massa criada a partir da mistura de material, tema de pesquisa da artista desde 2011. Em quatro grandes salas, objetos de 15 cm a 2 m, de formas e texturas inusitadas, sobem pelas paredes, avançam sobre o chão e distribuem-se em estelas, como vestígios de uma linguagem ancestral, remetendo a outro tipo de raciocínio.
Sem priorizar ângulos, raios ou diagonais, as formas abstratas criadas pela artista são pautadas em vestígios de civilizações históricas e suas memórias, representadas por símbolos, códigos, materiais e objetos.
Dispostas no espaço como uma escrita arquitetônica, os fragmentos de massa em tons de negro, dourado, acobreado ou estanho convidam a uma nova forma de leitura, aludindo a significados profundos.
SERVIÇO
Carvão – Dudu Garcia e Vestígios – Marciah Rommes, com curadoria de Lia do Rio
Abertura: 10 de agosto, às 15h. Visitação: 12 de agosto a 19 de outubro de 2019
Horário: Segunda a sábado, das 11h às 18h (exceto feriados).
Local: Espaço Cultural Correios – Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói
Entrada franca – Classificação etária: livre