Os Correios lançaram nesta sexta-feira (31), em Brasília, o Balcão do Cidadão. A estratégia visa ampliar a parceria com instituições públicas e privadas para a oferta de serviços e outras conveniências nas agências dos Correios. É uma oportunidade para órgãos públicos e empresas que querem potencializar a prestação de multisserviços por meio da infraestrutura e da capilaridade da unidades de atendimento da estatal.
Durante o evento, o presidente dos Correios, Juarez Cunha, destacou a vocação histórica da empresa em colaborar para a integração nacional, inclusão social e promoção de políticas públicas. “A nossa rede e universalidade podem ser melhor aproveitadas. E o Balcão do Cidadão tem essa finalidade. Estamos oficializando esse apoio que sempre foi dado pelos Correios à nossa população. Há muito tempo os Correios deixaram de ser apenas o balcão por meio do qual é possível enviar encomendas e cartas para ser também o lugar onde o cidadão pode solicitar o seguro DPVAT, fazer o pagamento de taxas do serviço militar ou emitir CPF”, discursou o dirigente.
Segundo o Diretor de Negócios dos Correios, Alex do Nascimento, a experiência e a expertise da estatal em operações grandiosas, como a entrega dos livros didáticos em todo país e a distribuição das provas do Enem, demonstram que a empresa tem uma rede pronta para receber e apoiar as ações de governos e outros parceiros. “Temos também distribuição de suprimentos, logística de entrega de medicamentos, tudo isso à disposição do Estado. Queremos entregar ao cidadão a melhor experiência e confiança, estar perto dele”, disse o diretor.
O chefe do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos do Ministério da Economia, Joelson Velloso Júnior, mencionou, em sua palestra, que os temas mais citados em pesquisa realizada com cidadãos latino-americanos foram a baixa qualidade da prestação de serviços públicos e a importância de se gerar valor no atendimento aos cidadãos. “A iniciativa que os Correios lançam hoje trata de restabelecer a confiança no Estado, o que é muito mais relevante que melhorar a prestação de serviço aqui ou em outra localidade isoladamente, sem atentar para a experiência do usuário de tal serviço”, disse Joelson.
Representando o Governo de Minas Gerais, primeiro governo estadual a firmar essa parceria com os Correios, dentro do Balcão do Cidadão, o secretário de Planejamento e Gestão Otto Alexandre Levy Reis confirmou que a parceria com os Correios é providencial na medida em que há necessidade de melhorar o atendimento ao público em um cenário de escassez de recursos. “Os Correios estão presentes em nossos 853 municípios e trata-se de uma solução inteligente. Com a parceira, pretendemos inserir uma série de serviços como aqueles oferecidos pelo Detran, Polícia Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social; que possamos ser modelo para outros Estados”, comentou o secretário.
Ao fim do evento, o Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro e a Telebras assinaram protocolos de intenções firmando parceria com os Correios para o desenvolvimento de projetos voltados para conectividade e telecomunicações. Participaram da assinatura o Diretor de Operações do Serpro Antonino dos Santos Guerra Neto e o Diretor Comercial da Telebras Hélcio Vieira Junior.
Conveniência e proximidade
Única empresa pública presente em todos 5.570 municípios brasileiros, os Correios já prestam vários serviços em suas agências, como a emissão, regularização e alteração de CPF; emissão de certificado digital; entrada no seguro por acidente de trânsito (DPVAT); distribuição de kit de conversão para recepção do sinal digital de TV e pagamento de aposentados de INSS por meio do Banco Postal. Alguns protótipos já foram realizados com sucesso dentro da proposta do Balcão do Cidadão, como emissão de Carteira de Identidade no Rio Grande do Norte, emissão de Carteira de Trabalho no Estado de São Paulo e recadastramento escolar na cidade de Belo Horizonte/MG.
Com novas parcerias, os mais de 11 mil pontos de atendimento dos Correios instalados no país tornam-se centrais de serviços, locais onde os cidadãos podem resolver questões importantes e necessárias ao seu dia a dia. Assim, será possível gerar economia aos entes parceiros, encurtar distâncias e proporcionar melhor qualidade de vida aos brasileiros.