Correios apoia iniciativa, que busca abrir vagas e fortalecer inclusão racial em organizações que trabalham com comércio exterior
Brasília, 28/11/2025 – No mês da Consciência Negra, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), lançou novo eixo do Programa Raízes Comex, focado em fortalecer a empregabilidade e a inclusão racial nas cadeias do comércio exterior brasileiro. Uma das inciativas foi a publicação de edital, no último dia 14, para seleção das Empresas Embaixadoras do Raízes Comex, que busca estimular a contratação de profissionais negros formados nas capacitações do Raízes Comex.
Os Correios, parceiros da Rede PNCE (Política Nacional de Cultura Exportadora), apoiam a iniciativa, dando visibilidade ao edital e contribuindo, dessa maneira, para um comércio exterior mais representativo.
As empresas que aderirem ao edital e comprovarem a contratação de egressos do Raízes Comex também serão reconhecidas com o título de Empresa Embaixadora, de caráter honorífico, e terão destaque na comunicação institucional do programa e acesso gratuito a treinamento em letramento racial.
Podem participar empresas de todos os portes, desde que constituídas no Brasil e com atuação em cadeias do comércio exterior, comprovando ainda regularidade fiscal, trabalhista e jurídica. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico e envio do Termo de Adesão, ambos disponíveis no site do MDIC.
Acesse o edital completo e mais informações sobre a iniciativa.
Raízes Comex – Lançado em novembro de 2024, o Programa Raízes Comex tem como objetivo promover a inclusão racial e ampliar a presença de empresas lideradas por pessoas negras no comércio exterior brasileiro. A iniciativa também investe na formação e qualificação de profissionais negros para atuar nas diferentes etapas das operações de exportação e importação. Desde a sua criação, o programa já ofereceu mais de 1.100 vagas em cursos de qualificação, em parceria com instituições como a ONG Vocação, o Instituto Aliança Procomex, o Senac e o Sindasp. Estudo inédito da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, que apoiou a criação do programa, mostrou que os trabalhadores pretos e pardos estão sub-representados em empresas exportadoras e importadoras, especialmente em cargos de liderança.
Quer receber novidades direto no seu zap? Siga o canal dos Correios no WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece na maior empresa de logística da América Latina!