Emissão especial celebra o compromisso com a sustentabilidade e a união entre empresas públicas em prol do meio ambiente
Belém – Os Correios lançaram, nesta terça-feira (11), os selos personalizado da Itaipu Binacional e institucional do Instituto Terra, no segundo dia da Conferência, em Belém/PA. A cerimônia ocorreu no estande da usina, com a presença do diretor de Negócios dos Correios, Hilton Rogério Cardoso; do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri; e do cineasta Juliano Salgado.

Representando o presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, o diretor de Negócios da estatal ressaltou que as duas emissões formam o retrato de um Brasil que produz, preserva e acredita que desenvolvimento e sustentabilidade caminham juntos. “Os Correios chegam à COP30 com o mesmo propósito que os move, há mais de 360 anos: conectar pessoas, histórias e oportunidades. Ao lançar esse dois selos, traduzimos o espírito dessa Conferência, de união e compromisso com o planeta”, reforçou.
Para Verri, o selo da Itaipu é de grande importância porque conecta a empresa binacional a sua missão socioambiental de produzir energia limpa, barata e de qualidade. “Temos um sólido compromisso de provar que é possível se fazer política ambiental gerando emprego, renda e qualidade de vida. Esse selo é um símbolo que se conecta à nossa missão e também a esse evento, que é muito especial para nós”, destacou.

Sobre a emissão do Instituto Terra, Juliano Salgado afirmou que o lançamento sela o reconhecimento aos 28 anos de trabalho da entidade – idealizada por seus pais, Lélia Wanick e Sebastião Salgado, com o objetivo de restaurar a Terra. “A floresta cresceu e agora nós temos outro sonho: de que é possível transformar a agricultura e restaurar os ciclos das águas. Hoje, nós recebemos este selo com o maior orgulho e prazer. É um reconhecimento formidável desse trabalho todo. Além do mais, ser apoiado por uma empresa pública tão importante quanto os Correios, que é única e presta serviços para toda a população, é uma honra imensa para nós”, destacou o cineasta.



Ação interativa – A Itaipu, em parceria com os Correios, disponibilizou cartões postais para os visitantes de seu estande. Lá, o público pode enviar correspondências com os selos lançados, utilizando uma caixa de coleta da estatal.
Enio Verri explica que a iniciativa busca mostrar o papel estratégico das empresas estatais para o desenvolvimento do país e para sua soberania. “Os Correios vão aonde a iniciativa privada não vai e não tem interesse. Essa estratégia oferece uma coisa tão gostosa – que é receber um cartão postal, que leva o selo da Itaipu -, e ao mesmo tempo fortalece uma empresa que estrategicamente é muito importante para o nosso país, como são os Correios” reforçou.
Os cartões postais foram produzidos com imagens captadas em Belém, pela equipe de comunicação da Binacional.
Os selos postais estarão disponíveis para venda no site e nas principais agências Correios.