Conceito traz inovação e segurança para remessas mais ágeis e autenticidade de produtos

Brasília, 10/11/2025 – O projeto-piloto DNA Correios, selo inteligente desenvolvido com tintas de segurança, a partir de moléculas exclusivas, foi apresentado nessa segunda-feira (10), no espaço da estatal na COP30. Os testes em curso são etapas formais de validação de conceito, para demonstrar que a solução é aplicável a diferentes setores e pode se tornar um novo eixo de negócio, certificação e posicionamento institucional da empresa.

Os primeiros protótipos foram testados pelo presidente dos Correios, Emmanoel Rondon. Para o gestor, trata-se de uma tecnologia muito promissora para a logística nacional e internacional. “Esse projeto tem um potencial enorme e representa muito daquilo que buscamos aos Correios para o futuro. Conseguimos ter uma validação única de produtos e embalagens, o que torna a produção brasileira mais valorizada, com identificação de ponta a ponta, da origem ao destino”, destacou Rondon.

Fotos: Thiara Souza e Sandra Santos/Correios.

A aplicação será feita em embalagens de encomendas pré-pagas – serviço que vai incluir frete expresso para qualquer destino nacional ou internacional (países habilitados). Essa experimentação demonstra uma nova lógica de serviço nos Correios: a embalagem deixa de ser apenas um invólucro físico e passa a ser um meio de certificação, logística e confiança integrada.

Presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, testa o selo inteligente.

A tecnologia será utilizada também em um selo de origem, que garante a inviolabilidade de um produto até a chegada ao consumidor final. Nessa fase inicial, está em desenvolvimento uma parceria com o produtor da cachaça artesanal Meu Garoto – bebida de jambu produzida em Ananindeua, na região da Grande Belém (PA).

Para o consumidor, o selo funciona como uma garantia de que o produto é genuíno, autêntico e de qualidade específica ligada à sua origem. Para o país, promove a identidade de uma região e impulsiona a economia local, sendo um “embaixador” em outros lugares, como acontece com os vinhos de Champagne (França) ou a tequila do México.

Com o aumento nos casos de falsificação de bebidas, a solução atua como uma camada adicional de segurança contra adulteração de conteúdo e revenda irregular, protegendo tanto o produtor quanto o consumidor.

É importante destacar que os Correios não estão atestando a qualidade, composição química ou segurança da bebida, pois isso é atribuição legal dos órgãos reguladores. A responsabilidade do DNA Correios, neste caso, é certificar a procedência e a integridade logística — ou seja, garantir que a garrafa recebida é a mesma que saiu do ponto de origem.

Tanto para as embalagens quanto para os selos de origem, entre os benefícios esperados dessa nova tecnologia estão a redução de fraudes, ganhos de eficiência operacional e a criação de uma nova geração de produtos seguros, com embalagens inteligentes e correspondências digitais certificadas.

Além de fortalecer a confiança da população nas comunicações oficiais, o projeto também contribui para a soberania informacional do país, diminuindo a dependência de soluções estrangeiras de validação e certificação documental.

O projeto prevê uma jornada em etapas antes de sua expansão gradual para todo o país.