Durante o evento, gestores públicos discutem sobre soluções governamentais
Foz do Iguaçu, 30/10/2025 – Os Correios lançaram, nesta quinta-feira (30), em Foz do Iguaçu, o selo personalizado e o carimbo da Caravana Federativa no Paraná.
O lançamento filatélico foi conduzido pelo superintendente estadual dos Correios no Paraná, Marcos Paulo Paim, e as obliterações feitas pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, pelo prefeito de Foz do Iguaçu, general Joaquim Silva e Luna, e pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri.

Até esta sexta-feira (31), os Correios participam da Caravana com um estande onde gestores públicos estaduais e municipais podem conhecer os produtos e serviços da estatal e a assistir à oficina “Soluções dos Correios para órgãos públicos”.
Sobre o selo – A peça filatélica ilustra a brasilidade, tendo o mapa do Paraná e a araucária, árvore símbolo do estado, como elementos centrais. As cores representam a diversidade e a pluralidade. Os elementos em amarelo se unem mostrando a coletividade, união e diálogo – valores centrais da Caravana e do Governo Federal no Paraná. A escrita “Caravana Federativa 2025 – O Governo Federal no Paraná” registra este momento histórico.
Sobre a Caravana Federativa – A iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República tem o objetivo de levar aos estados e municípios serviços e soluções de órgãos federais, facilitando o diálogo entre gestores públicos das três esferas de governo. Ao acolher as principais demandas dos entes federativos, a iniciativa traz maior resolutividade na execução de políticas públicas e contribui para ampliar o acesso a programas do Governo Federal.

Além do atendimento direto nos mais de 50 estandes, a edição conta com oficinas temáticas, reuniões federativas de prefeitos, vice-prefeitos e gestores públicos federais e ainda debates com vereadores e vereadoras. O Fórum da Participação Social com a presença de movimentos sociais é outra novidade, ampliando o alcance e o impacto das ações e programas federais.