Peça foi inspirada na flora nativa do dois países
Brasília, 8/10/2025 – Os Correios lançaram, nessa quarta-feira (14), o selo institucional “Laços de amizade Brasil e Bulgária”, celebrando os mais de 90 anos em que os dois países constroem uma relação alicerçada no respeito mútuo, na cooperação e no intercâmbio cultural. A cerimônia ocorreu na Delegação da União Europeia no Brasil.
O evento contou com a participação da encarregada de negócios da Embaixada da República da Bulgária no Brasil, Evgenia Ivanova; a embaixadora da União Europeia na República Federativa do Brasil, Marian Schuegraf; e o diretor de Negócios dos Correios, Hilton Rogério Maia Cardoso, representando o presidente da estatal, Emannoel Schmidt Rondon, dentre outros convidados.

Para Cardoso, o lançamento da peça filatélica registra, de forma oficial, a relevância dessa relação bilateral e contribui para a difusão cultural entre os países, levando ao mundo uma mensagem de amizade, parceria e solidariedade. “É mais do que um selo, é um símbolo de reconhecimento e respeito; que, em cada detalhe, materializa uma história de afeto entre povos distantes geograficamente, mas próximos em seus valores humanos”, afirmou o diretor.
A arte do selo foi idealizada e desenhada pela artista plástica e ex-empregada dos Correios, Lídia Marina Hurovich de Barros Neiva, que possui vasta experiência na criação de estampas filatélicas. Ela se inspirou na imagem da famosa Rosa Damascena (flor originária da Bulgária) e do Manacá-da-Serra (planta nativa do Brasil). A peça estará disponível para encomenda no site e nas principais agências dos Correios.
