Estatal brasileira alcançou a maior pontuação regional no Índice Integrado para o Desenvolvimento Postal (2IPD)
Dubai/EAU – Os Correios do Brasil foram reconhecidos, nesta segunda-feira (8), como os melhores operadores designados da América Latina, durante o 28º Congresso Postal Universal (UPU), realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A estatal obteve a maior pontuação da região no Índice Integrado para o Desenvolvimento Postal (2IPD), indicador que mede o desempenho de 172 países em quatro dimensões: confiabilidade, alcance, relevância e resiliência.
Criado em 2017, o 2IPD tornou-se rapidamente o principal índice da UPU, oferecendo uma visão abrangente sobre o desenvolvimento postal global e servindo como referência para a modernização do setor. Para os Correios do Brasil, a premiação simboliza não apenas a excelência operacional da empresa, mas também o reconhecimento internacional do papel estratégico da estatal como agente de integração nacional e de fortalecimento da logística mundial.

“O prêmio da UPU reafirma que os Correios do Brasil estão alinhados com as melhores práticas internacionais e preparados para os desafios da transformação digital e do comércio eletrônico global. Trata-se de um reconhecimento à força dos Correios como operador público que serve a todo o povo brasileiro, garantindo inclusão, inovação e sustentabilidade”, destacou o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
Realizado a cada quatro anos, o Congresso é o órgão máximo da União Postal Universal e reúne os 192 países-membros da agência especializada da ONU. O encontro examina e aprova propostas de alteração nos Atos Orgânicos obrigatórios da União (Constituição, Regulamento Geral e Convenção Postal Universal), define o plano estratégico e de atividades da UPU para o próximo ciclo quadrienal e elege os membros do Conselho de Administração (CA) e do Conselho de Operações Postais (COP).
Reconhecimento internacional – O desempenho de destaque dos Correios reflete a combinação entre governança resiliente, investimento contínuo em tecnologia e inovação e o compromisso da estatal em atuar como parceira estratégica para o desenvolvimento socioeconômico. A conquista reforça o caráter público da empresa, que se mantém presente em todo o território nacional, garantindo a prestação de serviços essenciais, impulsionando o comércio eletrônico e fortalecendo a integração do Brasil ao cenário postal mundial.