Encontro representa avanço das estatais federais na construção de um ambiente corporativo mais justo

Brasília, 25/4/2025 – Os Correios sediaram, nessa quinta-feira (24), a terceira reunião do Grupo Executivo do Pacto de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I). O encontro reuniu 34 estatais federais com o objetivo de elaborar planos de ação para promover a inclusão de grupos sub-representados nas empresas, como mulheres, população negra, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência.

A coordenadora-geral da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MGI), Ilana Soares, avalia que as empresas estatais têm um papel fundamental da promoção do tema, “pois podem liderar pelo exemplo e influenciar positivamente outras organizações”.

A diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte, também destacou a importância desse movimento conjunto das empresas estatais. “Somos 34 estatais que assinaram o pacto, isso é uma força imensa. Quando as estatais se movem, é difícil a gente não ter um impacto significativo para a sociedade como todo, então com certeza o impacto vai ser sentido por todos, pela sociedade, pelos nossos empregados, disse.

Foto: André Corrêa/Ascom/MGI
Foto: André Corrêa/Ascom/MGI

Nesse sentido, a assessora especial da Presidência dos Correios, Vilma Maria dos Santos Reis, comemorou a ampliação da consciência sobre diversidade, equidade e inclusão na empresa, e a repercussão desse avanço para além do ambiente corporativo. “Em fevereiro, sediamos o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que reuniu mais de 5 mil chefes de governo municipais de todo o país. Recebemos todas e todos com um material estampado com a figura de uma mulher negra. Estamos mandando mensagens importantes”, afirmou a assessora.

Os Correios também apresentaram algumas ações que já estão sendo realizadas para promoção de um ambiente de trabalho mais justo. São ações que envolvem governança, criação e revisão de políticas corporativas, assinatura de acordos e compromissos com entidades parceiras, avanços no Acordo Coletivo de Trabalho, educação e capacitação, garantia de reserva de vagas em concursos, comunicação e sustentabilidade.

Um dos exemplos foi a realização do concurso público dos Correios, em dezembro de 2024 que reuniu mais de 1 milhão de candidatos. No certame, a estatal reservou 30% das vagas para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas, percentual superior ao exigido por lei, que é de 20%. Também destacou-se a concessão de licenças para empregadas que sofrem com cólicas menstruais severas, garantia conquistada no último Acordo Coletivo e que representou a quebra de um tabu: considerar as necessidades menstruais das empregadas no ambiente corporativo.

Após a abertura, as estatais se reuniram em grupos para debater as ações levantadas na assinatura do Pacto, em setembro do ano passado, e propor estratégias de ação. A próxima reunião do Grupo está prevista para o mês de maio.

Foto: André Corrêa/Ascom/MGI
Foto: André Corrêa/Ascom/MGI

Como funciona o PDE&I

As 34 estatais signatárias do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão estabeleceram 14 ações prioritárias, distribuídas em sete eixos: Diagnóstico; Normativo; Letramento e Capacitação; Governança; Metas e Indicadores; Reconhecimento e Engajamento; e Representatividade. Cada uma delas é coordenada por uma ou mais empresas, com a participação de outras interessadas. Os Correios coordenam as ações 6 e 10 (detalhadas abaixo). Cada subgrupo discute a ação, propõe estratégias para executá-la e estabelece prazos e metas. Vale ressaltar que é um trabalho colaborativo, e como há o compartilhamento do plano de ação com o Grupo, todas as estatais estarão envolvidas em todo o processo.

Conheça as ações do Pacto:

  1. Realizar um diagnóstico do perfil de diversidade das empresas do Pacto.
  2. Elaborar Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, estabelecendo os princípios e as diretrizes que deverão nortear as ações no âmbito de cada empresa.
  3. Elaborar e implementar um Plano de Disseminação Interno, envolvendo ações de comunicação e capacitação.
  4. Desenvolver coletivamente conteúdos comuns sobre temas relacionados à pauta de diversidade, equidade e inclusão.
  5. Criar e/ou divulgar os canais existentes para o registro de denúncias sobre qualquer tipo de discriminação ou assédio
  6. Criar repositório para a disponibilização dos conteúdos desenvolvidos (coordenada pelos Correios).
  7. Criar grupos de estudos específicos.
  8. Divulgar, nos instrumentos de governança da empresa, as medidas adotadas em cumprimento dos compromissos assumidos no Pacto de Diversidade, Equidade e Inclusão ou a justificativa para seu eventual não cumprimento
  9. Estabelecer metas de diversidade para as posições de liderança.
  10. Elaborar e divulgar normativo visando o fortalecimento da segurança jurídica para a realização de ações afirmativas em processos relevantes das empresas do Pacto (coordenada pelos Correios em conjunto com Petrobrás).
  11. Disponibilizar capacitações que contribuam para aumentar o ingresso, por processos seletivos públicos (PSP), de pessoas pertencentes aos grupos sub-representados.
  12. Desenvolvimento de indicadores para a avaliação e o acompanhamento da evolução do nível de maturidade e efetividade das ações de DE&I das empresas do Pacto.
  13. Realizar evento em 2025 para compartilhamento de experiências e reconhecimento de boas práticas das empresas do Pacto.
  14. Estudo e proposição de medidas de mitigação de barreiras de entrada para grupos sub-representados de funcionários/servidores.