Encontro representa avanço das estatais federais na construção de um ambiente corporativo mais justo
Brasília, 25/4/2025 – Os Correios sediaram, nessa quinta-feira (24), a terceira reunião do Grupo Executivo do Pacto de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I). O encontro reuniu 34 estatais federais com o objetivo de elaborar planos de ação para promover a inclusão de grupos sub-representados nas empresas, como mulheres, população negra, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência.
A coordenadora-geral da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MGI), Ilana Soares, avalia que as empresas estatais têm um papel fundamental da promoção do tema, “pois podem liderar pelo exemplo e influenciar positivamente outras organizações”.
A diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte, também destacou a importância desse movimento conjunto das empresas estatais. “Somos 34 estatais que assinaram o pacto, isso é uma força imensa. Quando as estatais se movem, é difícil a gente não ter um impacto significativo para a sociedade como todo, então com certeza o impacto vai ser sentido por todos, pela sociedade, pelos nossos empregados, disse.

Nesse sentido, a assessora especial da Presidência dos Correios, Vilma Maria dos Santos Reis, comemorou a ampliação da consciência sobre diversidade, equidade e inclusão na empresa, e a repercussão desse avanço para além do ambiente corporativo. “Em fevereiro, sediamos o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que reuniu mais de 5 mil chefes de governo municipais de todo o país. Recebemos todas e todos com um material estampado com a figura de uma mulher negra. Estamos mandando mensagens importantes”, afirmou a assessora.
Os Correios também apresentaram algumas ações que já estão sendo realizadas para promoção de um ambiente de trabalho mais justo. São ações que envolvem governança, criação e revisão de políticas corporativas, assinatura de acordos e compromissos com entidades parceiras, avanços no Acordo Coletivo de Trabalho, educação e capacitação, garantia de reserva de vagas em concursos, comunicação e sustentabilidade.
Um dos exemplos foi a realização do concurso público dos Correios, em dezembro de 2024 que reuniu mais de 1 milhão de candidatos. No certame, a estatal reservou 30% das vagas para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas, percentual superior ao exigido por lei, que é de 20%. Também destacou-se a concessão de licenças para empregadas que sofrem com cólicas menstruais severas, garantia conquistada no último Acordo Coletivo e que representou a quebra de um tabu: considerar as necessidades menstruais das empregadas no ambiente corporativo.
Após a abertura, as estatais se reuniram em grupos para debater as ações levantadas na assinatura do Pacto, em setembro do ano passado, e propor estratégias de ação. A próxima reunião do Grupo está prevista para o mês de maio.

Como funciona o PDE&I
As 34 estatais signatárias do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão estabeleceram 14 ações prioritárias, distribuídas em sete eixos: Diagnóstico; Normativo; Letramento e Capacitação; Governança; Metas e Indicadores; Reconhecimento e Engajamento; e Representatividade. Cada uma delas é coordenada por uma ou mais empresas, com a participação de outras interessadas. Os Correios coordenam as ações 6 e 10 (detalhadas abaixo). Cada subgrupo discute a ação, propõe estratégias para executá-la e estabelece prazos e metas. Vale ressaltar que é um trabalho colaborativo, e como há o compartilhamento do plano de ação com o Grupo, todas as estatais estarão envolvidas em todo o processo.
Conheça as ações do Pacto:
- Realizar um diagnóstico do perfil de diversidade das empresas do Pacto.
- Elaborar Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, estabelecendo os princípios e as diretrizes que deverão nortear as ações no âmbito de cada empresa.
- Elaborar e implementar um Plano de Disseminação Interno, envolvendo ações de comunicação e capacitação.
- Desenvolver coletivamente conteúdos comuns sobre temas relacionados à pauta de diversidade, equidade e inclusão.
- Criar e/ou divulgar os canais existentes para o registro de denúncias sobre qualquer tipo de discriminação ou assédio
- Criar repositório para a disponibilização dos conteúdos desenvolvidos (coordenada pelos Correios).
- Criar grupos de estudos específicos.
- Divulgar, nos instrumentos de governança da empresa, as medidas adotadas em cumprimento dos compromissos assumidos no Pacto de Diversidade, Equidade e Inclusão ou a justificativa para seu eventual não cumprimento
- Estabelecer metas de diversidade para as posições de liderança.
- Elaborar e divulgar normativo visando o fortalecimento da segurança jurídica para a realização de ações afirmativas em processos relevantes das empresas do Pacto (coordenada pelos Correios em conjunto com Petrobrás).
- Disponibilizar capacitações que contribuam para aumentar o ingresso, por processos seletivos públicos (PSP), de pessoas pertencentes aos grupos sub-representados.
- Desenvolvimento de indicadores para a avaliação e o acompanhamento da evolução do nível de maturidade e efetividade das ações de DE&I das empresas do Pacto.
- Realizar evento em 2025 para compartilhamento de experiências e reconhecimento de boas práticas das empresas do Pacto.
- Estudo e proposição de medidas de mitigação de barreiras de entrada para grupos sub-representados de funcionários/servidores.