Os candidatos do concurso público para os cargos da área de Medicina e Segurança do Trabalho dos Correios já podem conferir o resultado final (aba Editais e Arquivos do Concurso) do certame, publicado no Diário Oficial, nessa sexta-feira (22). A expectativa da empresa é realizar as primeiras convocações ainda neste ano.

Estas convocações podem ocorrer ao longo de um ano, a partir da data de homologação, prazo que pode ser prorrogado por igual período, a critério da empresa.

Realizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) e pelos Correios, o concurso registrou um total de 30.870 inscritos, para provimento de 33 vagas e formação de cadastro reserva para os cargos. Do total de vagas, 10% serão destinadas a pessoas com deficiência (PCD) e 20% para pessoas que se declararam negras (pretas ou pardas), conforme condições previstas no edital.

O concurso foi executado em duas fases, sendo a primeira constituída de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda de comprovação de requisitos, análise de perfil profissional e realização de exames médicos admissionais.

A iniciativa visa a contratação de pessoas para que a empresa possa corresponder com mais qualidade e eficiência às novas demandas da sociedade e do mercado, considerando o resgate da dignidade e valorização das pessoas que trabalham na estatal, sem perder de vista a sustentabilidade dos Correios.

Concurso nível médio e superior – Outro compromisso assumido pela atual gestão é a realização do concurso público nacional de nível médio e de nível superior. Executadas pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), as provas estão previstas para serem aplicadas no próximo dia 15 de dezembro.

Cerca de 1,7 milhão de pessoas inscreveram-se nesta edição do concurso, superando o número de inscritos do último certame, realizado em 2011, quando cerca de 1,1 milhão de pessoas disputaram 9.190 vagas. Esse é o maior concurso público da história realizado para uma única empresa.

No certame deste ano, mais de 1,5 milhão estão inscritos no edital de nível médio, para o cargo de Agente de Correios, e outros 111 mil no edital de nível superior, para o cargo de Analista de Correios.

Das 3.511 vagas, o certame para nível médio oferecerá 3.099 oportunidades para Agente de Correios, com salário inicial a partir de R$ 2.429,26. Já para nível superior serão 412 vagas, com salário inicial de R$ 6.872,48. Do total de vagas de cada edital, 30% são reservadas a candidatos negros e negras – quantitativo superior ao estabelecido pela legislação (20%) – e 10% para pessoas com deficiência.