O documentário registra o trabalho incansável e emocionante das equipes que atuaram na linha de frente da ajuda humanitária

Brasília – Os Correios lançaram, nessa quinta-feira (21), o documentário “Solidariedade Expressa: Rio Grande do Sul”. O filme, com duração de 43 minutos, mostra os bastidores, os desafios e a atuação dos Correios que tiveram um papel fundamental na ajuda humanitária ao estado gaúcho, afetado por uma catástrofe climática, em maio desse ano.

Em uma ação integrada realizada por iniciativa conjunta da Diretoria Executiva da estatal e do Ministério das Comunicações, em atendimento ao pedido do Presidente Lula, mais de 30 mil toneladas de donativos foram arrecadadas, nas mais de 10 mil agências dos Correios do Brasil, e transportadas para o Rio Grande do Sul.

Os Correios realizaram uma mobilização nacional e em conjunto com outros entes públicos, e atuaram no recebimento, triagem e entrega das doações, orientados pela Secretaria para Apoio a Reconstrução do Rio Grande do Sul do governo federal.

O documentário retrata os primeiros dias dessa megaoperação logística e registra o trabalho incansável, mas também emocionante, das equipes dos Correios que atuaram na linha de frente da ajuda humanitária. O filme também traz histórias de pessoas que receberam os donativos dos Correios.

“Foi um momento histórico para os Correios. Venho cumprimentar todas as empregadas e empregados que se dedicaram a essa missão honrosa. Colegas de todo o Brasil se deslocaram, inclusive empregados de férias se apresentaram para atender um chamado humanitário, de socorro. Esse episódio mostra a importância e a grandiosidade dessa empresa. Essa operação desafiou a todos, mas conseguimos fazer a maior operação de solidariedade já realizada no País. Conseguimos, principalmente, ajudar muitas pessoas, mas também mostramos a capacidade de recuperação e transformação da empresa, que além da entrega de cartas e encomendas, se consolida com uma grande empresa de logística”, ressaltou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, ao fim da exibição do documentário, que emocionou todo o auditório do edifício-sede da estatal, em Brasília.

O presidente lembrou ainda que, infelizmente, mesmo naquele cenário de tragédia, notícias falsas foram disseminadas questionando a capacidade de entrega da estatal. “Pessoas duvidaram que entregaríamos todos os donativos. É óbvio que iríamos entregar. A gente que faz entrega nesse País. Fizemos parcerias com grandes empresas para conseguir espaço de armazenamento e executar a operação logística. Isso foi possível com muita coragem, ousadia e dedicação de todas as empregadas e empregados. Nesse maior ato de humanidade da história recente do País, fica justificado o grande papel de uma empresa pública. É para isso que estamos aqui, para servir a população”, afirmou o dirigente.

O documentário está disponível na íntegra no canal dos Correios no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZVJhd3XYKEs