Recife – Os Correios realizaram, nesta terça-feira (13), em Recife/PE, o lançamento do selo postal institucional em celebração aos 250 anos de nascimento de Hipólito José da Costa, patrono da imprensa do país e figura central na formação do Estado Nacional brasileiro. O evento contou com a presença de membros do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), filatelistas e representantes da maçonaria, que prestigiaram a homenagem ao jornalista e maçom que tanto contribuiu para a independência do Brasil.
Representando o superintendente estadual, Ricardo Santos, o gerente regional de Vendas em Pernambuco, José Luiz Correia, conduziu a cerimônia de obliteração do selo, destacando a relevância dos selos postais na preservação da memória nacional. “Hoje, comemoramos não apenas os 250 anos de nascimento de Hipólito da Costa, patrono da imprensa brasileira, mas também o poder dos selos postais como guardiões da nossa história. Cada selo emitido pelos Correios é uma peça que vai além do simples ato de franqueamento. Ele carrega em si um pedaço da memória do nosso país, retratando momentos marcantes e figuras que moldaram o Brasil como nação”, afirmou José Luiz Correia.
A obliteração dos selos foi realizada pela presidente do IAHGP, Dra. Margarida Cantarelli; pelo secretário do Clube Filatélico Maçônico do Brasil, Cícero Batista; e pelo professor Flávio Gomes Cabral, da Unicap, que também ministrou a palestra “História e memória das lutas libertárias em Pernambuco”. Em sua apresentação, o professor Cabral ressaltou o papel fundamental de Hipólito da Costa como mentor da geração da independência, reconhecido por suas contribuições tanto na imprensa quanto na maçonaria, em prol dos ideais de liberdade e construção do Estado brasileiro.
A presidente do IAHGP, Dra. Margarida Cantarelli, ressaltou a importância da parceria com os Correios na realização de eventos que contribuem para a preservação da história e da cultura brasileira. “A colaboração entre o IAHGP e os Correios demonstra nosso compromisso conjunto com a preservação da memória nacional. Iniciativas como essa são fundamentais para que possamos perpetuar o legado de figuras históricas como Hipólito da Costa, que desempenhou um papel crucial na construção do nosso país”, destacou Cantarelli.
Para Cícero Batista, secretário do Clube Filatélico Maçônico do Brasil, o selo comemorativo de Hipólito da Costa é um reconhecimento merecido da contribuição desse grande brasileiro. “Hipólito José da Costa foi um pioneiro, e ver seu legado eternizado em um selo é uma forma de reconhecer a importância do seu trabalho para a história do Brasil e da maçonaria. Os Correios, ao atenderem ao nosso pedido, reforçam seu papel como preservadores de nossa memória”, afirmou Batista, emocionado.
Hipólito José da Costa desempenhou um papel crucial na construção da identidade nacional brasileira, sendo amplamente reconhecido como mentor da geração da independência. Nascido em 13 de agosto de 1774, na Colônia de Sacramento, atualmente território do Uruguai, Hipólito também foi um militante ativo da maçonaria no Brasil durante a primeira metade do século XIX. Seu legado é tão significativo que se tornou o patrono da cadeira nº 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL).
O selo – Produzida por Travis Simpkins, do Clube Filatélico Maçônico do Brasil – CFMB, a emissão filatélica traz, em primeiro plano, um desenho a lápis do busto de Hipólito José da Costa, acompanhado do símbolo da Maçonaria. Em segundo plano, estão representadas páginas da capa ou frontispício da edição de junho de 1808 do “Correio Braziliense”, mensário português fundado por Hipólito, que é considerado o primeiro jornal brasileiro, embora não tenha sido impresso no país.
O “Correio Braziliense” circulou de 1º de junho de 1808 a 1º de dezembro de 1822 e teve um papel fundamental na formação intelectual da geração que liderou a Independência do Brasil. Através deste veículo, Hipólito da Costa defendia ideais liberais, como uma monarquia constitucional e o fim da escravidão, e deu ampla cobertura a eventos cruciais como a Revolução Pernambucana de 1817 e os acontecimentos de 1821 e 1822, que culminaram na Independência do Brasil.
O selo Institucional 250 anos de Nascimento de Hipólito da Costa está disponível sob encomenda nas principais agências dos Correios.
Nova modalidade – Criada para apresentar motivos com foco na temática do universo sociocultural, de repercussão nacional e internacional, a modalidade Selo Institucional foi lançada pelos Correios em junho de 2023, dentro dos temas previstos na Portaria nº 7.204/2022 – MCOM. Nessa categoria, as regras, porém, são mais flexíveis que os selos comemorativos/especiais.