Na tarde desta sexta-feira (11), os Correios e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançaram selo personalizado e carimbo comemorativo em homenagem à Integração do Submarino Humaitá, fabricado pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil. O evento foi realizado no Estaleiro de Construção do Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do presidente dos Correios, Floriano Peixoto.

Presidente dos Correios, Floriano Peixoto, conduz a obliteração do selo comemorativo. Foto: Aline Nogueira/Correios/RJ.

O selo personalizado é formado pela imagem do submarino submerso em águas profundas, direcionado por sonar e por pulsos sonoros, que estão representados nas cores azul, amarelo e verde – uma referência à bandeira brasileira. À esquerda do selo, o texto “Cerimônia de Integração do Submarino Humaitá”, seguido do S41, nome técnico da embarcação.

Sobre o Humaitá – O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) prevê a fabricação de quatro submarinos convencionais, os mais modernos do mundo nesta categoria. O submarino Humaitá é o segundo a ser integrado. Em dezembro de 2018, a primeira embarcação do programa, o submarino Riachuelo, foi lançado ao mar, dando início aos testes de comissionamento dos equipamentos.