Em setembro acontece a Campanha Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. Em apoio ao movimento, o Centro Cultural Correios RJ e o Espaço Cultural Correios Niterói ficaram iluminados ao longo deste mês com a cor lilás, símbolo da campanha.

Nesta sexta-feira (27), às 13h, os Correios lançarão selo personalizado alusivo ao tema no Centro Cultural dos Correios RJ. A cerimônia contará com a presença dos padrinhos da campanha os ex-jogadores de vôlei Bernard Rajzman e Marcos Vinícius Freire, e de outras personalidades. A emissão filatélica foi encomendada pelo blog Alzheimerebook, que se dedica a reverberar os grandes temas que envolvem as pessoas com demência.

No Brasil, há aproximadamente 2,4 milhões de pessoas com Alzheimer. A doença é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

O Sistema Único de Saúde (SUS) possui centros de referência que oferecem tratamento multidisciplinar integral e gratuito para pacientes com Alzheimer, além de medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas.

Sintomas

O primeiro e mais característico sintoma do Alzheimer é a perda de memória recente. Com a progressão, vão aparecendo sintomas mais graves como a perda de memória remota (ou seja, dos fatos mais antigos), bem como irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.

Entre os principais sinais e sintomas do Alzheimer estão a repetição da mesma pergunta várias vezes, dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos, incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas, dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos e dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais.

Texto: Aline Corte Real (CCOM/RJ)