As obras são interpretações da paisagem urbana do Centro do Rio de Janeiro. A abertura será dia 26 de junho, às 16h.

Rio de Janeiro – Com uma linguagem abstrata, apoiada nos elementos básicos do desenho de arquitetura, o artista Manoel Novello leva a exposição “No Centro” ao Centro Cultural Correios Rio de Janeiro até 10 de agosto. O artista constrói imagens que remetem a grandes e pequenas paisagens, alusivos a detalhes construtivos. Com curadoria de Isabel Portella, o conjunto apresentado é uma amostra da interpretação da paisagem urbana, que neste caso é o Centro do Rio de Janeiro, onde o Centro Cultural Correios RJ está localizado. A entrada é gratuita.

“Minha formação como arquiteto me faz perceber um conjunto de vias e calçadas de todas as dimensões, que dão acesso a um conjunto arquitetônico composto das mais variadas épocas, ou seja, desde a colônia, passando pelo ecletismo, art déco, grandes reformas urbanas e interferências na paisagem, chegando nas construções modernas e contemporâneas. Tudo isso sendo desenvolvido entre os limites geográficos naturais do território e a orla da Baía da Guanabara. Essa exposição de pintura tem caráter abstrato, utilizando um vocabulário geométrico de arquitetura, de maneira simplificada, que remete a uma paisagem urbana, de acordo como eu a interpreto, buscando o equilíbrio no desequilíbrio e a harmonia no caos”, afirma o artista Manoel Novello.

Sobre Manoel Novello – Formado em Arquitetura e Urbanismo (FAU-UFRJ), começou a trabalhar na profissão, ainda como estagiário, na Fundação Nacional Pró-Memória, na recuperação do prédio do Paço Imperial, no escritório HJ Cole + Associados. Já como arquiteto, trabalhou na Companhia Brasileira de Trens Urbanos. O interesse pela geometria, projetos, conceitos, fluxos, construção e reconstrução dentro do espaço urbano já faziam parte da sua vivência quando iniciou sua formação em artes visuais na Escola do Parque Lage, Rio de Janeiro. A pintura se tornou o meio de expressão principal na sua produção artística, que se apresenta também através da fotografia, desenho e instalação. Uma linguagem enxuta e complexa, de linhas e elementos geométricos, proveniente do desenho de arquitetura, são apagados, substituídos por outros que os cobrem, durante o processo de trabalho. A imagem é sempre sustentada por superfícies de cores que, em conjunto, formam o ambiente que o artista deseja transmitir nessa representação da sensação do espaço urbano. Seus trabalhos são criados a partir de um processo de construção e reconstrução. Manoel Novello estabelece um diálogo da sua produção com a observação da metrópole onde vive e de outras para onde viaja.

Sobre o CCCRJ – O imóvel onde funciona o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro foi inaugurado em 1922. As linhas arquitetônicas da fachada, em estilo eclético, caracterizam o prédio do início do século. O imóvel foi utilizado, por mais de 50 anos, para funcionamento de unidades administrativas e operacionais dos Correios. Na década de 80, o imóvel foi desativado para reformas. A inauguração oficial do Centro Cultural Correios RJ ocorreu em agosto de 1993, com a Exposição Mundial de Filatelia – Brasiliana 93. O CCCRJ conta com três andares interligados por um elevador, também do início do século, de onde se pode ter uma visão panorâmica de todo o ambiente interno. Suas instalações ocupam integralmente os 3.480m² da área do prédio. O Teatro Correios Léa Garcia, com 320 m² e capacidade para 199 pessoas, está localizado no térreo do Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. O Teatro Correios reabriu em janeiro de 2024 com o novo nome, homenageando a atriz Léa Garcia (1933-2023), e com o foco em apresentar espetáculos teatrais, shows e eventos que abordam a ancestralidade negra, as tradições de povos originários e os projetos que proporcionam a pesquisa de culturas populares.

Serviço
Exposição: ‘No Centro’
Artista: Monoel Novello
Curadoria: Isabel Portella
Período: de 26/6 a 10/8/2024
Abertura: dia 26/6, das 16h às 19h
Classificação: livre
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Visitação: terça a sábado, das 12h às 19h
Telefone: 3088-3001
Com acessibilidade
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana)

Instagram: @correioscultural, @teatrocorreiosleagarcia