A peça filatélica retoma a estética Bauhaus e lembra a influência germânica na cidade de São Leopoldo e o rio dos Sinos
Brasília, 28/5/2024 – Para marcar os 200 anos da imigração alemã no Brasil, os Correios lançaram, na última sexta-feira (24), na Embaixada da Alemanha, em Brasília/DF, o bloco de selos Relações Diplomáticas: Brasil-Alemanha.
A embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, participou da cerimônia de obliteração do selo, conduzida pelo diretor de Negócios dos Correios, Sandro Alexandre Almeida.
O diretor destacou que, desde que os primeiros 39 agricultores e artesãos alemães chegaram a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 1824, e fundaram a primeira colônia em terras brasileira, muitos mais vieram, ao longo desses 200 anos, e se instalaram no Brasil, especialmente nos estados do sul do país. Hoje, estima-se que 10% da população tenha ascendência alemã. “O Brasil é um país que acolhe com alegria imigrantes de todas as partes do mundo e reconhece a grande contribuição dessas pessoas para nosso desenvolvimento, tanto econômico quanto cultural”.
O gestor ressaltou também que as relações entre Brasil e Alemanha vão muito além da imigração, com diversas empresas alemãs atuando no Brasil e várias parcerias entre os dois países, principalmente na área ambiental para promoção da industrialização verde, da agricultura de baixo carbono e da bioeconomia, e na defesa da democracia, com ações para criação de uma sociedade mais justa e solidária e para o combate aos discursos extremistas disseminados nos meios digitais.
Sobre o selo – A emissão utilizou como base elementos gráficos da imigração, a estética Bauhaus e as cores das respectivas bandeiras, representadas em aspecto dessaturado. Os elementos escolhidos para representar a imigração alemã no Brasil foram o navio Argus, a cidade de São Leopoldo e o rio dos Sinos em formas abstratas e geométricas. O Movimento Bauhaus reforça a ligação entre Brasil e Alemanha por se tratar do movimento do século XX que precedeu a Escola de Ulm e foi de suma importância para os primeiros passos do Design Moderno Brasileiro, com forte influência na primeira escola de Design no Brasil, sendo seus pioneiros o alemão Karl Heinz Bergmiller e o brasileiro Alexandre Wollner, ambos egressos da Escola de Ulm. A arte do selo, criada por Daniel Effi, dos Correios, utilizou a técnica de ilustração vetorial.
Com tiragem de 12 mil blocos, valor facial de R$ 10,25, disponível nas principais agências de todo o país e também na loja virtual dos Correios.