Sucesso nas temporadas anteriores, a mostra aborda a trajetória de setores ligados ao desenvolvimento do Brasil e a forma como as novas tecnologias exercem impacto na indústria

Rio de Janeiro, 27/5/2024 – Com o intuito de despertar uma maior reflexão sobre qual é o nosso papel enquanto cidadãos, a exposição “INTEGRA: a Cultura de um Povo, o Desenvolvimento de um País” está em cartaz no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro até 7 de julho, com entrada gratuita.

“INTEGRA” aborda a trajetória de sete setores ligados ao desenvolvimento do Brasil e a forma como as novas tecnologias exercem impacto na indústria. “Apresentamos a evolução e soluções nos setores da agropecuária, construção, energia, mineração, transporte, indústria criativa e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), demonstrando, também, as tendências destes setores ligados ao dia a dia e à cultura de todos os brasileiros”, esclarece o diretor do projeto, Daniel Casadó. Segundo ele, a iniciativa tem como objetivo criar um momento de questionamento entre o público sobre como colaborar com o desenvolvimento do nosso país.

A mostra é marcada por muita tecnologia e interatividade, além de estar aberta ao público de todas as idades. “Os visitantes poderão explorar o tema com painéis explicativos, vídeos, maquetes, jogos multiplayers e várias outras atrações”, ressalta Casadó. A exposição – que já passou por cidades como São Paulo, Curitiba, São José dos Campos e as mineiras Itaúna e Ipatinga – reuniu um público superior a 60 mil pessoas. Retorna ao Rio de Janeiro depois de cinco anos.

Sobre o CCCRJ – O imóvel onde funciona o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro foi inaugurado em 1922. As linhas arquitetônicas da fachada, em estilo eclético, caracterizam o prédio do início do século. O imóvel foi utilizado, por mais de 50 anos, para funcionamento de unidades administrativas e operacionais dos Correios. Na década de 80, o imóvel foi desativado para reformas. A inauguração oficial do Centro Cultural Correios RJ ocorreu em agosto de 1993, com a Exposição Mundial de Filatelia – Brasiliana 93.

O CCCRJ conta com três andares interligados por um elevador, também do início do século, de onde se pode ter uma visão panorâmica de todo o ambiente interno. Suas instalações ocupam integralmente os 3.480m² da área do prédio. O Teatro Correios Léa Garcia, com 320 m² e capacidade para 199 pessoas, está localizado no térreo do Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. O Teatro Correios reabriu em janeiro de 2024 com o novo nome, homenageando a atriz Léa Garcia (1933-2023), e com o foco em apresentar espetáculos teatrais, shows e eventos que abordam a ancestralidade negra, as tradições de povos originários e os projetos que proporcionam a pesquisa de culturas populares.

Serviço
“INTEGRA: a Cultura de um Povo, o Desenvolvimento de um País”
Visitação: entre os dias 22/05 e 07/07, de terça a sábado, das 12h às 19h
Diretor do projeto: Daniel Casadó
Realização: Ministério da Cultura (por meio da Lei de Incentivo à Cultura)
Patrocínio: Repsol
Apoio: Centro Cultural Correios
Coprodução: BN Lentini e P4 Produções
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Telefone: 3088-3001
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Com acessibilidade
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana). 
Crédito das fotos: divulgação Correios
Instagram: @correioscultural, @teatrocorreiosleagarcia