Público é convidado a mergulhar no universo da tatuagem e apreciar o trabalho de artistas que exploram suas nuances e significados
Rio de Janeiro – A tatuagem, arte milenar de marcar a pele com significados linguísticos e imagéticos, ganha palco na exposição ‘Tatuagem: entrelinhas do eu’. A mostra será exibida de 23 de maio a 6 de julho de 2024 no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro e promete explorar o fascinante universo da tatuagem, destacando sua expressão artística como manifestação individual e coletiva.
Com curadoria de Amanda Leite e Cota Azevedo, a exposição oferece uma experiência envolvente e provocativa aos visitantes, explorando o corpo como uma tela viva para múltiplas manifestações, seja pela pigmentação direta na pele, ou os traços, as cicatrizes, as memórias que também marcam na pele a passagem do tempo. Ao todo, 34 artistas apresentam suas proposições sobre o conceito. “A temática da tatuagem como escrita de si, marca, presença e traço que modifica o corpo será amplamente explorado, proporcionando reflexões sobre as entrelinhas do corpo e sua relação com a arte”, destaca Cota.
Os artistas foram selecionados por meio de chamada aberta realizada pela Plural, empresa de gestão cultural que realizou o trabalho de produção e pesquisa da mostra. A exposição conta com obras de diversos formatos e mídias, provenientes de diferentes regiões do Brasil, oferecendo uma visão abrangente e diversificada desse tema tão contemporâneo. “A tatuagem é mais que tinta na pele! É narrativa visual, expressão do eu em constante evolução, em cada traço, em cada símbolo, em cada gesto identitário“, ressalta Amanda Leite.
Sobre o CCCRJ – O imóvel onde funciona o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro foi inaugurado em 1922. As linhas arquitetônicas da fachada, em estilo eclético, caracterizam o prédio do início do século. O imóvel foi utilizado, por mais de 50 anos, para funcionamento de unidades administrativas e operacionais dos Correios. Na década de 80, o imóvel foi desativado para reformas. A inauguração oficial do Centro Cultural Correios RJ ocorreu em agosto de 1993, com a Exposição Mundial de Filatelia – Brasiliana 93.
O CCCRJ conta com três andares interligados por um elevador, também do início do século, de onde se pode ter uma visão panorâmica de todo o ambiente interno. Suas instalações ocupam integralmente os 3.480m² da área do prédio. O Teatro Correios Léa Garcia, com 320 m² e capacidade para 199 pessoas, está localizado no térreo do Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. O Teatro Correios reabriu em janeiro de 2024 com o novo nome, homenageando a atriz Léa Garcia (1933-2023), e com o foco em apresentar espetáculos teatrais, shows e eventos que abordam a ancestralidade negra, as tradições de povos originários e os projetos que proporcionam a pesquisa de culturas populares.
Serviço
Exposição: ‘Tatuagem: entrelinhas do eu’
Curadoria: Amanda Leite e Cota Azevedo
Produção e pesquisa da mostra: Plural
Visitação: de 23 de maio a 6 de julho de 2024
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 19h
Telefone: 3088-3001
Entrada: gratuita
Classificação: livre.
Com acessibilidade.
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).
Artistas: Angela Cacicedo; Carlos Hollanda Carol Tattoo; Carolina Kasting; Claudia Castro Barbosa; Coletivo Usina de Inventos; Conceição Durães; Daniel Franco; Daniela Versiani; Denise Braune; Dulce Lysyj Fil Souz Vier; Flavio Roitman; Jeane O. Santos; João Flávio Vasconcellos; Karin Cagy; Liane Roditi; Luciana Lucena e Junior Franco; Luiza Helena Mani Vaz; Maria Cecilia; Leão Miguel Nader; Míriam Ramalho Oliveira Rodrigues; Pedro Pereira; Pilar Pozes; Priscilla Ramos; Rafael Coppola; Renata Carra; Roberta Toledo; Roberto Monteiro; Sandra Regina Silvana Nicolli; Silvio Moréia; Thays Leonel.
Instagram: @correioscultural, @teatrocorreiosleagarcia