A mostra convida o espectador a viajar entre a realidade e a inspiração e confirma o estilo de traços espontâneos presentes nas obras do artista
A partir da próxima quinta-feira (28), Jérôme Poignard apresenta a exposição “Luzes” no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, com curadoria de Marcia Marschhausen. São 40 aquarelas de paisagens urbanas do mundo, além de três telas em acrílico, marcadas pela beleza dos traços espontâneos, cores e luzes, próprios do estilo do artista. As obras convidam o espectador a viajar pelos cenários e pelas histórias que contam, criando sensações que transportam para uma outra realidade.
“Luzes” é a ligação entre o criador e a criação, entre o olhar e a inspiração. Por meio da sutileza, suavidade e meticulosa seleção de cores e luzes, o visitante mergulha e aprecia essas obras que revelam o encanto e a efemeridade dos locais que habitamos e frequentamos cotidianamente. Através das aquarelas, Jérôme nos leva a imaginar cenários, contemplar a beleza e ir além.
Jérôme Poignard é artista plástico, designer e ilustrador, francês da cidade de Fontainebleau e que, após muitas viagens, escolheu o Rio de Janeiro como fonte de grandes inspirações para suas pinturas e um bom lugar para viver. Pinta paisagens urbanas de Londres, Paris, EUA, São Paulo e Rio de Janeiro, na técnica da aquarela, ajudando a entender e a apreciar os espaços privilegiados de grandes cidades por onde já passou.
Já realizou exposições em vários países como a da galeria Monsartstage (Piazza Navona), em Roma/Itália. No Rio de Janeiro montou a Pointillé, uma agência focada em branding, design estratégico e comunicação digital. Também criou várias capas de livros e discos para produtoras e editoras.
Foi durante a pandemia que o artista começou a pintar as aquarelas que compõem a exposição “Luzes”. “Apreciar pinturas iluminadas sempre faz bem para o olhar e para a alma. Após o período de sombras, medo e confinados, sem poder viajar, é um alívio poder retornar aos espaços culturais e passear por temas universais, que nos colocam frente a frente com produções artísticas de boa qualidade“, afirma Jérôme Poignard.
“Além disso, nesta técnica, a espontaneidade e a rapidez na execução são importantes, pois uma vez que o pincel entra em contato com a superfície do papel não há retorno para conserto“, explica o artista. A exposição “Luzes” pode ser visitada de 28 de março a 15 de maio de 2024 no Centro Cultural Correios RJ. A vernissage será no dia 27/03, a partir das 16h.
Sobre o CCCRJ – O imóvel onde funciona o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro foi inaugurado em 1922. As linhas arquitetônicas da fachada, em estilo eclético, caracterizam o prédio do início do século. O imóvel foi utilizado, por mais de 50 anos, para funcionamento de unidades administrativas e operacionais dos Correios. Na década de 80, o imóvel foi desativado para reformas. A inauguração oficial do Centro Cultural Correios RJ aconteceu em agosto de 1993, com a Exposição Mundial de Filatelia – Brasiliana 93.
O CCCRJ conta com três andares interligados por um elevador, também do início do século, de onde se pode ter uma visão panorâmica de todo o ambiente interno. Suas instalações ocupam integralmente os 3.480m2 da área do prédio. O Teatro Correios Léa Garcia, com 320 m² e capacidade para 199 pessoas, está localizado no térreo do Centro Cultural Correios Rio de Janeiro.
SERVIÇO
Exposição: “Luzes”.
Artista: Jérôme Poignard.
Curadoria: Marcia Marschhausen.
Abertura: 27 de março de 2024, às 16h.
Visitação: 28 de março à 15 de maio de 2024
Dias e horários: de terça a sábado, das 12h às 19h.
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ.
Telefone: 3088-3001.
Entrada gratuita.
Censura livre.
Com acessibilidade.
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).
Instagram: @correioscultural , @teatrocorreiosleagarcia