A nova identidade corporativa dos Correios, aprovada pela Diretoria Executiva e pelo Conselho de Administração da empresa no fim de 2023, destaca, pela primeira vez, seu caráter estatal e o seu papel de empresa pública agente do governo federal e integradora nacional. Além disso, a empresa passou a contar com novos valores, como diversidade, sustentabilidade e presença nacional.
Conheça a nova identidade corporativa dos Correios:
Negócio: “Soluções que aproximam”;
Missão: “Promover a integração nacional, contribuindo com o Governo no desenvolvimento socioeconômico, conectando pessoas, instituições e negócios”;
Visão: “Ser referência no ecossistema global de logística, com soluções de negócios e promoção de políticas públicas para a sociedade, de forma sustentável”;
Entre os novos valores da empresa, estão:
- Centralidade do Cliente: Guiamos nossos caminhos pelo olhar dos clientes. A centralidade do cliente orienta nossas decisões, com o propósito de priorizar o atendimento das suas necessidades com excelência, de maneira ágil, inovadora e eficiente.
- Sustentabilidade: Prosperamos com sustentabilidade. Nosso compromisso com o resultado é orientado pelo uso consciente de recursos, pautado pela responsabilidade socioambiental, visando assegurar a sustentabilidade do negócio.
- Presença Nacional: Temos orgulho de sermos presentes na vida dos brasileiros. Servimos à sociedade e somos essenciais ao desenvolvimento do País. Reduzimos distâncias e somos uma empresa de alta confiança nacional.
- Integridade: Construímos nossas relações com integridade. A ética, integridade e transparência permeiam nossas ações.
- Respeito às Pessoas: Valorizamos e respeitamos todas as pessoas. Prezamos por um ambiente de equidade, seguro e saudável, integrando áreas, pessoas e processos, de forma colaborativa e responsável.
- Diversidade: Entendemos que a sinergia entre as diferenças nos torna maiores e mais fortes. Um ambiente diverso, com aprendizagem contínua e inovação são premissas para construirmos nosso futuro e posicionarmos a empresa competitivamente no mercado.
Além da nova identidade corporativa, os Correios estabeleceram um Plano Estratégico para o período 2024-2028, definindo estratégias, objetivos e indicadores para melhor posicionar a empresa diante das oportunidades e dos desafios.
Um dos objetivos do plano prevê a evolução da maturidade da governança corporativa, com meta de, até 2028, a empresa obter nota máxima em todas as dimensões da avaliação, que engloba princípios e processos como compliance, gestão de risco, transparência, prestação de contas, diversidade, educação, digitalização e responsabilidade social e ambiental, entre outros.
A diversidade e a equidade também ganham foco estratégico, com a meta de inserção mínima de 40% de mulheres e 30% de negros em posições de poder, em todos os níveis de gestão até o final de 2024, iniciativa inédita na história da estatal.
A valorização das pessoas mereceu atenção especial no plano, com a mensuração, em âmbito estratégico, da experiência de empregadas e empregados, da satisfação e da lealdade com os Correios – apurando o quanto a empresa é considerada boa para se trabalhar em comparação com o mercado.
A aceleração da transformação digital e o foco na melhoria da jornada dos clientes também são pontos do novo plano. Serão utilizadas métricas de mercado para mensurar os graus de avanço na estratégia e produção digital, na lealdade e experiência digital do cliente e na cultura corporativa digital.
As outras metas estabelecidas relacionam-se a níveis de qualidade e resultados financeiros e operacionais, ampliação de receita com governo e crescimento no mercado de comércio eletrônico, além de objetivos relacionados à universalização do serviço postal.
“Com os pés no presente e os olhos no futuro, traremos muitas novidades em 2024. Os Correios se reinventarão. Mostraremos não só a força da nossa empresa, mas como acreditamos no povo do nosso País”, destaca o presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos, lembrando que a estatal já começou o ano lançando o aviso do edital de licitação para contratar agências de publicidade, de forma a voltar a divulgar a marca Correios nas mídias e nas redes sociais.
“Investiremos em tecnologias inovadoras, com foco na oferta de novas soluções digitais e de logística para o e-commerce, para o setor privado e para os governos municipais, estaduais e federal. Apostaremos no estreitamento das relações com o poder público por meio da Lei 14.744, que permite a contratação preferencial dos Correios por parte de órgãos públicos federais da administração direta e de entidades da administração indireta federal. Seremos um agente executor de políticas públicas em benefício da sociedade brasileira, levando os Correios para mais perto do povo, nas comunidades, nos rincões do Brasil e onde quer que sejamos necessários, cumprindo a determinação do Presidente Lula, que já demonstrou claramente o respeito que tem pela nossa empresa”, afirmou.