A personagem Mafalda foi escolhida para ilustrar a emissão postal da Série Relações Diplomáticas: Brasil – Argentina, lançamento que celebra e fortalece os laços diplomáticos e culturais entre os dois países. Criada pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, a protagonista é conhecida por suas falas inteligentes e cheias de perspicácia, que questionam questões sociais, políticas e culturais. O lançamento da peça filatélica ocorreu nesta quarta-feira (4), na Embaixada da Argentina, em Brasília/DF, e contou com as presenças do Diretor de Negócios dos Correios, Maurício Fortes Garcia Lorenzo, do Diretor do Instituto Guimarães Rosa, do Ministério das Relações Exteriores, Marco Antonio Nakata e do ministro conselheiro e chefe da Chancelaria da Embaixada Argentina no Brasil, Pablo Antonio de Angelis.
O diretor dos Correios ressaltou a parceria com a Argentina, iniciada há dois séculos, salientando os pontos em comum entre o cenário atual do país e a Mafalda. “Assim como essa personagem, o Brasil também sente os problemas do mundo e por isso assume um papel de protagonismo na luta contra a pobreza, a fome e a violência, com programas sociais como o “Bolsa Família” e o “Brasil sem Fome” e as medidas para reduzir o acesso indiscriminado às armas”, frisou.
Ministro argentino Pablo Antonio de Angelis e o Diretor de Negócios dos Correios Maurício Lorenzo /foto Nicolas Monteiro da Embaixada da República Argentina.
Evidenciando a capilaridade dos Correios, o ministro da Argentina agradeceu pela parceria com a estatal. “Comemoramos esta parceria com os Correios, instituição que incentiva a integração nacional para chegar às cidades mais afastadas, de Roraima ao Rio Grande do Sul, do Acre à Paraíba”. Ele afirmou ainda estar feliz de comemorar a relação Brasil – Argentina com esta emissão. “É um orgulho celebrar e fortalecer os estreitos laços culturais entre os dois países irmãos com um dos personagens mais queridos do povo argentino”, declarou.
A Personagem – Originalmente criada para o lançamento de uma linha de eletrodomésticos, o público só conheceu Mafalda um ano depois, no periódico Primera Plana. A campanha publicitária, no entanto, foi rejeitada, após concluírem que a personagem confundia-se com o próprio conteúdo dos jornais. Ainda assim, a “terrível criança” (l’enfant terrible) ficou famosa em todo o mundo conquistando a América do Sul e a Europa. A inspiração para a criação de Mafalda foram os quadrinhos americanos: Belinda, de Chic Young e Snoopy, de Charles Schulz.
Lúcida, crítica, enfática, audaciosa, Mafalda é uma personagem tão simples quanto profunda que, com as suas ideias engenhosas e as suas rabugices, marcou gerações. Uma das personagens mais populares da história dos quadrinhos argentinos e também em parte do planeta inteiro, Mafalda já foi publicada em 30 países, traduzida para oito línguas e já vendeu mais de 2,5 milhões de exemplares, sendo eleito um dos quadrinhos argentinos mais influentes do século XX.
Apesar do sucesso internacional, em 1973, Quino decidiu não mais desenhar Mafalda. A decisão, porém, não impediu que a pequena personagem continuasse ganhando a admiração dos amantes de literatura mundo afora.
Quino faleceu em 30 de setembro de 2020, aos 88 anos, um dia depois do quinquagésimo sexto aniversário da primeira publicação de Mafalda.
Sobre o Bloco – A emissão inova ao lançar um bloco com oito selos em formato de duas tirinhas. Toda a composição está em preto e branco, exceto os valores faciais de cada selo, as marcas, código de barras e nome da Mafalda, que são da cor azul, em homenagem à Argentina. A vinheta traz o título da emissão e uma ilustração da personagem – um trecho de outra tirinha bastante famosa. A técnica usada foi computação gráfica. A venda das emissões iniciou no último dia 29/9, data em que o quadrinho teve sua estreia, em 1964.
Com tiragem de 10 mil blocos, no valor de R$19,60 a unidade, está disponível nas principais agências de todo o país e também na loja virtual dos Correios.
Confira o vídeo sobre o selo lançado no canal dos Correios no YouTube.