Entre os dias 12 e 16 de junho, representantes dos correios de Barbados, Chile, Costa Rica e Suriname, juntamente com técnicos dos Correios brasileiros, participaram de workshop promovido pela União Postal Universal (UPU), organismo vinculado à ONU, para debater melhorias no Global Monitoring System (GMS), sistema da UPU que mede a qualidade da distribuição de objetos internacionais.
O workshop foi conduzido pelo gerente do programa de qualidade da UPU, Chokri Elili, acompanhado de especialistas daquele organismo. As equipes técnicas dos países convidados e da UPU visitaram unidades operacionais dos Correios em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Além das visitas, os participantes realizaram sessões de trabalho para intercâmbio de experiências. O workshop serviu como piloto para um projeto da UPU de instituir centros regionais de competência operacional.
De acordo com Elili, a atividade pioneira realizada no Brasil faz parte da estratégia da UPU para desenvolver habilidades entre os países membros, buscando benefícios mútuos e a conquista de elevados padrões de qualidade e de eficiência operacional. O gerente destacou a relevância dos Correios brasileiros para liderar esse movimento macrorregional. “Misturamos teoria e as melhores práticas desenvolvidas por esses países e identificamos que, em termos do GMS, os Correios são um dos operadores postais capazes de serem um desses centros de competência, por sua ampla cobertura e infraestrutura”, declarou.
Reconhecimento – A participação dos Correios como anfitrião do evento consolida a posição da estatal na região da América Latina e Caribe como referência em termos de qualidade e estrutura postal, com destaque para o extensivo uso da tecnologia de radiofrequência (RFID).
Os leitores de RFID são capazes de fazer a leitura de objetos ou unitizadores que possuem etiqueta RFID, facilitando o controle de qualidade e mitigação de eventuais gargalos existentes no fluxo postal. Os Correios fazem uso da tecnologia em suas principais unidades operacionais em todo o território nacional, mediante projeto que recebeu reconhecimento internacional recentemente, pelo RFID Journal e World Post & Parcel Awards.