Acontece neste sábado (1), no Museu Correios, o 1° Encontro de Postcrossing em Brasília. O evento tem o objetivo de congregar colecionadores de cartões postais, modelo de correspondência que ainda encontra muitos adeptos, mesmo no ambiente atual em que a instantaneidade das mensagens é realidade.
O evento reunirá membros do Postcrossing, rede social que permite aos colecionadores a troca de cartões postais com correspondentes de qualquer lugar do mundo. Os participantes da comunidade virtual que enviam um postal também recebem um ou mais cartões de diferentes países.
A iniciativa é motivada porque muitas pessoas gostam de receber correspondência física, e não apenas virtual. Aos membros da rede, há ainda o fator surpresa de receber postais de diferentes lugares do mundo. Criado há mais de 150 anos, os cartões postais seguem comunicando e documentando a história. Arte, cultura, ciência, personalidades e entre outras imagens são expressas por meio dos postais, que ajudam a disseminar conhecimento ao redor do globo.
Nos encontros, os postcrossers tem a oportunidade de conhecer pessoalmente pessoas que só tinham contato pelos postais ou pelas mídias sociais, trocam ideias e experiências. Neste evento, comparecerão postcrossers de outros estados como Minas Gerais, Goiás e São Paulo, além de estrangeiros que estejam em Brasília. O evento é gratuito e aberto a toda população.
O hábito de enviar cartas e postais pode ser realizada em qualquer agência da estatal. Basta escolher o cartão, redigir a mensagens, selar e carimbar. Cada peça acaba sendo única. No Museu Correios, o público pode fazer o envio no guichê filatélico, onde é possível adquirir selos, emissões especiais e cartões.
Comunicação e história – Na programação do evento, haverá ainda a visita guiada às exposições que estão em cartaz no Museu. Destaque para o rico acervo da mostra “Os Sinais e as Coisas, da Fogueira à Internet”, que traz a evolução da comunicação, desde o século XIX até ao mundo hiperconectado da atualidade. Entre as várias preciosidades em exposição, é possível conhecer o “Ford de Bigodes” usado em 1927 pelo marechal Rondon na sua última missão: a demarcação de fronteiras no extremo-oeste do Brasil.
Em “ConECTados pelo Tempo”, o público também é transportado à época da comunicação feita exclusivamente por meio de cartas e postais. São mais de 240 peças, datadas do século XVIII, que contam a evolução dos serviços postais brasileiros, desde agências à rotina de distribuição.
Além de exemplares raros e originais de cartões postais antigos do acervo histórico do Museu, também poderá ser vista, até o dia 30 de abril, a exposição “Cartofilia na Filatelia”, que traz duas coleções de postais premiadas, que participam de competições internacionais.
Serviço
1° Encontro de Postcrossing em Brasília – Museu Correios
Data: 1/4/2023, sábado
Horário: 13h30 (horário de Brasília/DF)
Endereço: Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A – Edifício Apolo. Brasília/DF
Telefone: (61) 2141-9276
Horário de funcionamento do Museu: De terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Tel: 2141-9276
E-mail: museu@correios.com.br
Entrada Gratuita