Desde 2009, os Correios atuam na logística de exames nacionais realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mantendo o padrão de 100% de qualidade na operação. E na primeira operação do ano concluído em parceria com a autarquia federal, os Correios realizaram com sucesso, no último domingo (5), a logística de entrega e coleta das provas da primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida).
O certame ocorreu em oito capitais brasileiras: Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio Branco/AC, Salvador/BA e São Paulo/SP, e envolveu 37 instituições federais de ensino.
O exame subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. A logística realizada pela estatal garantiu tanto a entrega – que ocorreu entre 6h e 7h – quanto a coleta das provas – no período de 20h30 às 21h30h – atendendo 100% do prazo estabelecido. A segunda etapa do Revalida ocorrerá nos dias 24 e 25 de junho.
Megaoperações logísticas – Execuções como essa são realizadas com erro zero e demonstram a capacidade dos Correios em conduzir operações importantes, consolidando a importância da estatal como operador logístico do Governo Federal na promoção de políticas públicas. São mais de 360 anos de serviços postais sendo prestados aos brasileiros.
Para este ano, estão previstas 14 aplicações em que a operação será executada pelos Correios, como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e a logística de entrega de um dos maiores sistemas de seleção universitária do mundo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).