Estão abertas as inscrições para o 52º Concurso Internacional de Redação de Cartas.
No Brasil, o certame é realizado pelos Correios e desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa, que é a fase internacional, é conduzida pela União Postal Universal (UPU).
O tema deste ano é “Imagine que você é um super-herói e sua missão é tornar todas as estradas do mundo mais seguras para as crianças. Escreva uma carta para alguém explicando quais superpoderes você precisaria para cumprir sua missão”. A participação se dá por meio das escolas da rede pública e privada de ensino. Na etapa escolar, são selecionadas até duas cartas, entre as redações de seus alunos com até 15 anos completos, para representá-las. Em seguida, é premiada a primeira melhor redação de cada estado e, na fase nacional, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.
As premiações são feitas em dinheiro, além de certificados e troféu.
A gerente corporativa dos Correios, Luciana Ramos da Silva, destaca a importância do concurso para a educação, a criatividade e a parte linguística das crianças na produção de cartas:
Luciana Ramos: “Esse concurso ele já é uma tradição da empresa, então desde 1972 tem concurso. Objetivo da gente estar próximo desse público das crianças e a gente trabalhar essa criatividade deles, e a questão também de toda a parte de linguística, e uma parte também de estar escrevendo cartas que é algo muito próximo, que as pessoas tem que parar, pensar, escrever. Então a gente alia toda uma questão de educação com essa parte também de cartas.”
Na última edição, o tema foi voltado ao combate à crise climática. Foram recebidas 1608 cartas, de 892 escolas públicas e privadas. A carta vencedora foi da estudante do Paraná, Bárbara Yijiu Faria Sung, de 15 anos, que cursava o 2º ano do ensino médio em Maringá/PR. A aluna destaca a importância da leitura para desenvolver bons textos.
Bárbara Yijiu Faria Sung – “Apesar da leitura parecer uma coisa mais distante agora, que a gente tá na era da internet, é um lugar onde você pode se sentir livre. Cada um precisa achar sua vocação no lugar que tiver. A leitura foi a minha, mas todo mundo pode achar seu lugar na música, na poesia, na leitura, na fotografia, onde se achar mais confortável.”
Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição na classificação internacional, sendo superado apenas pela China que tem 5 medalhas de ouro.
Por meio do Concurso de Redação de Cartas, os Correios assumem o importante papel de responsabilidade social que vêm desenvolvendo junto à sociedade.
Para este ano, as inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de março. Os resultados finais estão previstos para serem divulgados a partir do dia 8 de maio.
Todas as informações, além do regulamento, podem ser encontradas no portal dos Correios, no endereço www.correios.com.br .
De Brasília, Andreia Nobre