A empresa

Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna, com a missão de promover a integração nacional, contribuindo com o governo no desenvolvimento socioeconômico, conectando pessoas, instituições e negócios. Com mais de 360 anos de história e presente em 100% dos municípios do país, a estatal possui a maior infraestrutura logística da América Latina: uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 87 mil empregadas e empregados diretos.

Com a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023, de revogar o processo de privatização dos Correios, a atual gestão da empresa têm trabalhado para fortalecer a estatal como instituição pública e patrimônio de todos os brasileiros. O principal foco tem sido a ampliação de investimentos em infraestrutura e tecnologia, a valorização dos empregados e a consolidação dos Correios como braço logístico do governo federal.

Internamente, a gestão está empenhada em garantir um ambiente de trabalho diverso e livre de discriminação. Além da criação de grupos de trabalho para promover o desenvolvimento da carreira de empregados negros, a empresa concedeu bolsas de estudo para proporcionar a primeira graduação a profissionais de nível médio. A estatal retomou ainda o diálogo permanente com as representações dos trabalhadores e, após sete anos, conseguiu fechar um Acordo Coletivo de Trabalho sem mediação judicial.

De cada 10 municípios brasileiros, os Correios são o único representante do governo federal em 6, oferecendo inclusão e acesso a serviços públicos, como emissão de documentos, nas regiões mais remotas e menos assistidas do Brasil. Além de cartas e encomendas, os Correios entregam cidadania ao povo brasileiro.

Ao logo de sua trajetória, o compromisso com a sociedade e o propósito social dos Correios permanecem os mesmos: criar um mundo de conexões e oportunidades para todos. O impulso por reduzir distâncias moveu a empresa por 360 anos. Para os próximos ciclos, a estatal continuará rompendo barreiras para aproximar os brasileiros do que mais importa.