As celebrações dos 359 anos dos serviços postais no Brasil e do Dia do Carteiro, promovidas pelos Correios durante a última semana, foram finalizadas na manhã desta terça-feira (1º) com homenagens aos carteiros e com a visita da diretoria da empresa e de autoridades convidadas ao primeiro avião caracterizado com a marca da estatal, batizado no dia 25 de janeiro, no Terminal de Cargas (Teca), em Brasília/DF.
Para conhecer a aeronave e prestigiar as comemorações, o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, acompanhado do corpo diretivo da empresa, recepcionou o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações e presidente do Conselho de Administração dos Correios, Maximiliano Salvador Martinhão, representando o ministro das Comunicações, a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, Marta Seiller, além de carteiros vindos das cinco regiões brasileiras, que representaram os mais de 48 mil profissionais que atualmente realizam a entrega de milhões de objetos em todos os cantos do país.
Para o presidente dos Correios, com os resultados positivos alcançados graças aos esforços da gestão e dos empregados, a empresa tem retomado seus patamares de eficiência e resgatado a confiança e a credibilidade perante os clientes e a sociedade.
“A aeronave que vemos aqui, ostentando as cores dos Correios, simboliza o estágio atual de nossa história. Ainda na época da colonização portuguesa até os nossos dias, a empresa tem se movimentado na busca da inovação e da adaptação. Agora nossa marca estará voando alto, cruzando os céus do Brasil, e ostentando os indicadores de sucesso, modernidade e confiabilidade que tão bem nos caracterizam. Desde junho de 2019, os Correios seguiram evoluindo e se adaptando às mais modernas práticas do mercado, em uma busca incansável por uma eficiência maior, uma saúde financeira melhor e serviços à altura da confiança que os brasileiros nos depositam”, disse o dirigente.
O gestor também enalteceu a importância dos carteiros nessa trajetória. “A eles agradecemos pelo profissionalismo no cumprimento de uma missão tão fundamental: assegurar que todos os rincões do Brasil permaneçam conectados por meio da comunicação. É com essas pessoas que a nossa empresa chega em cada município, em cada bairro, em cada casa, em cada coração. E a todos eles então, o nosso reconhecimento”, discursou.
A aeronave apresentada durante as comemorações da Semana dos Correios integra a Rede Postal Noturna (RPN), transporte aéreo que há mais de 40 anos percorre diariamente todo o território nacional, carregando, em média, 310 toneladas de encomendas, garantindo assim, a qualidade dos serviços de entrega executados pela empresa.
De acordo com o diretor de Operações dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro, além da padronização das aeronaves das nove linhas da RPN presentes em catorze capitais, novas contratações estão previstas ainda este ano. “O objetivo é chegar a dezoito capitais da Federação com catorze linhas e quase trinta trechos de porão de avião, ampliando, significativamente, o alcance das nossas operações”, afirma o diretor, que aponta que as novas aquisições reforçam a confiança na estatal, ainda mais essencial durante a pandemia.
Os Correios também lançaram um selo personalizado e um carimbo comemorativo para registrar a caracterização inédita da frota aérea. Além dos secretários do MCOM e do Min. Economia e do diretor de Operações da empresa, participaram do lançamento o carteiro Francisco de Paula Vitor Ferreira, que atua há 25 anos na distribuição em Minas Gerais, e o gerente do Teca/Brasília, José Marcos Victor Silva, que trabalha no terminal desde sua inauguração, em 1999.
Também estiveram presentes no evento o Major Brigadeiro Aviador Alcides Teixeira Barbacovi, representando o comandante da Força Aérea Brasileira, a secretária executiva adjunta do Ministério das Comunicações, Flávia Duarte Nascimento, o coordenador de Serviços Postais do Ministério das Comunicações, Francklin Andrade Mattar Furtado, o gerente de base e inspetor de manutenção da empresa Sideral, Adelman Medeiros de Lacerda, o superintendente estadual dos Correios em Brasília, Luis Fernando Lavoyer, os dirigentes do Postalis e da Postal Saúde e demais autoridades convidadas.
Séculos de serviços prestados ao país – Entre os dias 25 de janeiro e 1° de fevereiro, os Correios promoveram uma série de iniciativas que buscaram marcar essa data especial para empresa e aos empregados, em especial, aos carteiros, profissionais símbolo do serviço postal, muito respeitados e reconhecidos pela população.
Somente em 2021, os carteiros foram responsáveis pelo encaminhamento de 557 milhões de encomendas. A empresa registrou vários recordes, com destaque para o maior pico de entregas no dia 21 de dezembro, onde foram distribuídos mais de 3,1 milhões de pacotes.
Para homenagear essa importante categoria profissional no evento dessa manhã, os carteiros Francisco Sérgio Vieira Costa, lotado no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) Cidade dos Funcionários, de Fortaleza/CE, representando os carteiros da região Nordeste; Rogério dos Reis, do CDD Cidade Nova, de Manaus/AM, representando os carteiros da região Norte; Francisco de Paula Vitor Ferreira, do CDD Três Pontas/MG, representando os carteiros da região Sudeste; Márcia da Silva Bezerra Costa, do CDD Samambaia/DF, representando os carteiros da região Centro-Oeste; e Genuir Ferreira, do CDD Cascavel/PR, representando os carteiros da região Sul, receberam, das mãos do presidente Floriano Peixoto, certificados em reconhecimento ao compromisso e trabalho desempenhado.
O carteiro Francisco de Paula ilustrou a satisfação de ter servido aos clientes e à sociedade nesse período em que o país tanto precisou dos serviços da empresa. “Não paramos durante a pandemia. O desafio foi nos adaptarmos às mudanças que vieram. Fora isso, trabalhar em várias cidades, conhecer pessoas diferentes é muito gratificante, você aprende com elas. Sou grato por estar na empresa e fazer parte desse evento, representando os carteiros de Minas e dos outros Estados. Essa aeronave é mais um marco, veio para somar e competir com o mercado”.
No ano em que estão sendo celebrados os 200 anos de Independência do país, as merecidas comemorações aos carteiros ganham ainda mais relevância, pois nesse marco histórico também é lembrado o papel notável do carteiro Paulo Bregaro, Patrono dos Correios, mensageiro responsável pelo envio das notícias de Portugal para D. Pedro I que culminaram no surgimento do Brasil enquanto nação independente.
Nas redes sociais da estatal, acompanhe essas e outras histórias inspiradoras desses profissionais que atuam nos mais diferentes destinos desse país continental.