Os Correios do Brasil e da Estônia lançaram, nesta quarta-feira (10), no Itamaraty, a emissão conjunta para comemorar os 100 anos das Relações Diplomáticas entre os dois países. O evento foi realizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada da Estônia, e contou com a presença do diretor de Governança dos Correios, Eduardo Leal, e o chefe da Divisão da Europa I no MRE, Marcus Marinho.
O Brasil reconheceu a independência da Estônia em 1921, mas já havia votado a favor de sua admissão na Liga das Nações. Com a dissolução da URSS, em 1991, o parlamento estoniano aprovou resolução por meio da qual o país recobrava sua independência e reiterava a continuidade do Estado. O Brasil reconheceu os efeitos dessa declaração em setembro do mesmo ano, restabelecendo relações diplomáticas plenas em dezembro.
No edital da emissão, Mart Tarmak, embaixador da Estônia no Brasil, escreveu sobre as importantes etapas no desenvolvimento das relações diplomáticas entre os dois países, como a abertura das embaixadas, em atendimento ao princípio da reciprocidade. “O Brasil tem um cônsul honorário na Estônia e a Estônia, quatro cônsules honorários no Brasil, devido à extensão territorial deste país. Os primeiros imigrantes estonianos chegaram ao Brasil no fim do século 19. Hoje, cerca de 500 cidadãos estonianos vivem no Brasil. Os brasileiros, por outro lado, descobriram a Estônia como país onde viver e trabalhar no corrente século. Atualmente, várias centenas de brasileiros residem e trabalham na Estônia, grande número dos quais se encontram nos campos da tecnologia da informação e das comunicações”, apontou Tarmak.
Estampa – O selo apresenta o Palácio Itamaraty, em Brasília, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e o prédio do Ministério de Relações Exteriores em Talin, projetado pelos arquitetos Mart Port, Raine Karp, Uno Tölpus e Olga Kontšajeva. O design colorido e alegre simboliza as culturas multifacetadas e a rica natureza dos países. As faixas com as cores das bandeiras dão um toque festivo ao selo. Nessa arte, foi usada a técnica de computação gráfica.
A emissão tem tiragem de 120 mil selos, com valor de R$ 4,95 cada, e já se encontra disponível na loja virtual e nas principais agências dos Correios.