Os Correios lançaram, nessa quinta-feira (4), a Emissão Especial Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020. Os selos foram elaborados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ), e apresentados em evento realizado na sede da agência, em Brasília/DF. O diretor de Gestão de Pessoas dos Correios, Heronides Eufrásio Filho, representando o presidente da estatal, conduziu o lançamento, que teve as presenças do presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, do embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi, do diretor de Promoção de Serviços e de Indústria do Ministério das Relações Exteriores, César Gasser, do comissário geral do Brasil na Expo Dubai, Elias Martins, entre outras autoridades e convidados. As grandiosas estruturas arquitetônicas e translúcidas montadas no evento internacional, que refletem as riquezas naturais brasileiras, são a inspiração para as peças filatélicas.
Mais de 190 países participam da feira internacional Expo 2020, que foi transferida para este ano em razão da pandemia. As primeiras Exposições Universais, ocorridas a partir de 1870, foram realizadas com o propósito de reunir, em só lugar, uma mostra sobre o progresso comercial e científico de nações de todo mundo. Em 170 anos de história e evolução, o evento atualmente congrega as maiores inovações e tecnologias recentes, sendo também um espaço de negócios e diversão para milhares de visitantes.
Riqueza hídrica – O Pavilhão Brasileiro é formado por um estrutura leve e transparente que se transforma ao longo dia, absorvendo a luz do sol e, ao anoitecer, recebe projeções que animam o interior do edifício, formado por uma grande praça d’água. Trata-se de uma referência aos períodos de cheia dos rios brasileiros e à potencialidade hídrica nacional. Tendo o Rio Negro como mote poético, a escura e fina lâmina d’água traz a reflexão sobre a importância dos rios para a civilização humana – que permitiram o transporte, a comunicação, a sociabilidade e a formação de ambientes habitados -, e a necessidade de preservação da água, recurso cada vez mais ameaçado, tanto de extinção quanto de contaminação.
Selos – A identidade visual, o partido arquitetônico e o norte curatorial do Pavilhão Brasileiro na Expo 2020 Dubai ilustram a coleção de selos. As peças herdaram a presença luminosa da paleta cromática, além do caráter lúdico e imersivo do ambiente, associadas a um desenho sintético e gráfico do pavilhão. Os criadores dos selos, Celso Longo e Daniel Trench, usaram as técnicas de computação gráfica.
Com tiragem de 120 mil selos e valor de R$ 5,20 cada, a emissão está disponível para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios.