O Centro de Treinamento Físico Almirante Adalberto Nunes (Cefan) realizou, nesta quarta-feira (1), o lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos aos 65 anos da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB). A solenidade, realizada no Rio de Janeiro (RJ), contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro; do ministro da Defesa, general Walter Braga Netto; do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno; do comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos; do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta; e do presidente dos Correios, Floriano Peixoto, entre outras autoridades civis e militares.
Durante a cerimônia, os atletas militares que se destacaram nas Olimpíadas de Tóquio receberam, do presidente da República, a Medalha Mérito Desportivo Militar. Foram agraciados os medalhistas de ouro Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, e Hebert Conceição, do boxe; a militar Beatriz Ferreira, do boxe, que ficou com a prata; e os medalhistas de bronze Daniel Cargnin, do judô, e Abner Ferreira, do boxe.
Também foram homenageados indivíduos e instituições militares e civis que tenham prestado relevantes serviços ao Desporto Militar do País, ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.
A solenidade foi encerrada após um breve pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro. “Eu me coloco no lugar de vocês, no Japão. Vocês nos proporcionaram momentos de alegria. Meus cumprimentos a vocês”, concluiu o presidente.
A emissão – O selo celebra os 65 anos da Comissão Desportiva Militar do Brasil, marcados por feitos grandiosos e conquistas históricas para o desporto nacional. Em destaque, no centro da imagem, estão ilustrados sobrepostos os símbolos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, tangenciados na parte superior por cinco anéis, que representam a paz entre os continentes e o respeito às diversidades de todas as nações. Os anéis entrelaçados são de cores diferentes, para a representação de cada continente, sendo o azul – a Europa, o amarelo – a Ásia, o preto – a África, o verde – a Oceania e o vermelho – as Américas.