OUVIR | BAIXAR

A estudante Luísa Tejo Salgado Catão é a vencedora da etapa nacional do 50º Concurso Internacional Redação de Cartas. O concurso é patrocinado pela União Postal Universal (UPU) e realizado, no Brasil, pelos Correios.

O tema desse ano foi “Escreva uma carta a um familiar, contando sobre sua experiência da Covid-19″ e Luísa escreveu à tia Anima, personagem criada por ela, sobre seus aprendizados em meio a uma pandemia que assola o mundo.

Luísa Tejo: Eu sempre gostei de ler e consequentemente, sempre gostei de escrever. Uma das coisas que mais aprecio na literatura é a capacidade de demonstrar e até mesmo incorporar sensações e sentimentos. Então, foi tudo isso que eu tentei trazer para a carta ao acrescentar grande sensibilidade e também sinceridade a ela.

Foi bem mais fácil escrever uma carta quando eu percebi que eu poderia me sentir bem, com toda liberdade para isso. Assim, despertar uma criatividade em mim que eu não sabia que poderia abrir numa carta. Então, eu não escrevi para um parente real, eu inventei uma tia. Isso porque eu achei que seria legal adicionar um pouco mais de ficção na carta para me sentir com maior liberdade criativa para escreve-la.

Luísa, que tem 15 anos e cursa o 1º ano do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Campina Grande, na Paraíba, diz como se sentiu quando soube que a sua redação havia alcançado o primeiro lugar nacional no concurso.

Luísa Tejo: Eu achei muito interessante chegar ao nível nacional. Foi uma grande surpresa para mim, pois eu percebi que muitas pessoas tinham gostado da minha carta e isso significa que eu passei toda a emoção que eu queria passar.

A redação de Luísa segue agora para a fase internacional, realizada pela UPU, cujo resultado será divulgado em outubro, durante as comemorações do Dia Mundial dos Correios.

A segunda e a terceira colocadas nacionais foram: Safira Machado Lopes, do Colégio Militar Estadual de Roraima; e Kalyne Rose da Silva do Colégio da Polícia Militar Tiradentes, de Arapiraca, Alagoas. As duas estudantes têm 13 anos e cursam o 8º ano do ensino fundamental.

O Concurso Internacional de Redação de Cartas é realizado desde 1972. No Brasil, é uma das ações de responsabilidade social desenvolvida pelos Correios. O país tem três medalhas de ouro na fase internacional do concurso e é o segundo colocado em número de vitórias, atrás apenas da China, que venceu cinco vezes.

Confira o resultado do concurso e a íntegra das cartas selecionadas da fase nacional no site dos Correios – www.correios.com.br

De Brasilia, Fabrícia Chacon